TRANSITOLÂNDIA

Instituição é homenageada na Câmara

Instituição é homenageada na Câmara A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no último dia 23 de setembro, uma reunião especial em homenagem aos 25 anos da Transitolândia. A indicação foi do vereador Edinho Ribeiro, o “Edinho do Açougue” (PTdoB).  O ato solene teve início às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros e contou com a presença de várias autoridades militares e civis da capital.

segunda-feira, 28 Setembro, 2009 - 21:00

Instituição é homenageada na Câmara A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no último dia 23 de setembro, uma reunião especial em homenagem aos 25 anos da Transitolândia. A indicação foi do vereador Edinho Ribeiro, o “Edinho do Açougue” (PTdoB).  O ato solene teve início às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros e contou com a presença de várias autoridades militares e civis da capital. O evento, presidido pelo corregedor da Casa, o parlamentar João Oscar (PRP), fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.

A Transitolândia é uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), que se propõe a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito.

Em seu discurso, o vereador Edinho Ribeiro destacou a dedicação da Transitolândia e disse sentir-se honrado por ser “o autor da indicação que homenageia o marco desta instituição de educação no trânsito com relevância de ouro no tocante à função social”.

Edinho Ribeiro falou da forma divertida como a Transitolândia ensina as regras do Código de Trânsito aos pequeninos. O parlamentar destacou que mais de um milhão de crianças foram atendidas pela Transitolândia ao longo desses 25 anos de trabalho. O vereador disse entender que “a educação é o mais eficaz método de mudança social”. Ele relacionou os problemas vividos atualmente no trânsito dos grandes centros urbanos à falta de compromisso com a educação.

Em seguida, todos os presentes assistiram a um vídeo sobre a incidência de acidentes de trânsito. O vereador Edinho Ribeiro entregou uma placa ao Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito de Belo Horizonte, Major PM Roberto Lemos, pelos 25 anos de relevantes serviços educacionais e sociais prestados pela Transitolândia.

A esposa do Major Roberto Lemos, Miúmia Aparecida Coelho Lemos, recebeu flores das mãos de Marly Alice Oliveira Sá de Souza, chefe de Gabinete do parlamentar.  

O Major Roberto Lemos ocupou a tribuna e, após agradecer a homenagem, considerou que a Transitolândia tem cumprido sua missão de educar e preparar crianças para o trânsito. Lamentou a incidência de violência e mortes no trânsito. Segundo ele, esses acidentes não podem ser vistos como normais e é preciso que haja uma reação da sociedade. Ressaltou que “o mais importante em uma homenagem não é recebê-la, mas sim merecê-la”. Depois disso os trabalhos foram oficialmente encerrados.

Estiveram presentes, ainda, à reunião, o vereador Cabo Júlio (PMDB); o capitão Wellington Caputo, representante do coronel Alexandre Sales Cordeiro, da Assessoria Institucional do Governo do Estado de Minas Gerais; o major BM Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, representante do comandante-geral do corpo de Bombeiros, coronel BM Gilvan Almeida Sá; e o tenente-coronel PM Adilson Prado, representante do diretor de Meio Ambiente de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Itamar de Oliveira Pacheco.

Compareceram, também, à cerimônia, o subchefe do Departamento de Trânsito (DETRAN), Júlio César Gallante Alis, representante do diretor Oliveira Santiago Maciel; o gerente de Educação em Engenharia Civil da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo horizonte S/A (BHtrans), César Teixeira Lopes, representante do diretor-presidente, Ramon Victor César; e o vereador da Câmara Municipal de Passa Tempo e vice-presidente do Rotary Club BarroPreto, Ricardo de Lara Campos.     

Informações no gabinete do vereador Edinho Ribeiro ‘Edinho do Açougue’ (3555-1174/3555-1175) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).