Instituição é homenageada na Câmara
A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no último dia 23 de setembro, uma reunião especial em homenagem aos 25 anos da Transitolândia. A indicação foi do vereador Edinho Ribeiro, o “Edinho do Açougue” (PTdoB). O ato solene teve início às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros e contou com a presença de várias autoridades militares e civis da capital.

A Câmara Municipal de Belo Horizonte realizou, no último dia 23 de setembro, uma reunião especial em homenagem aos 25 anos da Transitolândia. A indicação foi do vereador Edinho Ribeiro, o “Edinho do Açougue” (PTdoB). O ato solene teve início às 19 horas, no Plenário Amynthas de Barros e contou com a presença de várias autoridades militares e civis da capital. O evento, presidido pelo corregedor da Casa, o parlamentar João Oscar (PRP), fez parte da programação da Semana Nacional do Trânsito.
A Transitolândia é uma cidade mirim, com ruas, praças, postos de gasolina, semáforos e veículos (bicicletas e velocípedes), que se propõe a educar e preparar as crianças em idade escolar para a rotina diária no trânsito.
Em seu discurso, o vereador Edinho Ribeiro destacou a dedicação da Transitolândia e disse sentir-se honrado por ser “o autor da indicação que homenageia o marco desta instituição de educação no trânsito com relevância de ouro no tocante à função social”.
Edinho Ribeiro falou da forma divertida como a Transitolândia ensina as regras do Código de Trânsito aos pequeninos. O parlamentar destacou que mais de um milhão de crianças foram atendidas pela Transitolândia ao longo desses 25 anos de trabalho. O vereador disse entender que “a educação é o mais eficaz método de mudança social”. Ele relacionou os problemas vividos atualmente no trânsito dos grandes centros urbanos à falta de compromisso com a educação.
Em seguida, todos os presentes assistiram a um vídeo sobre a incidência de acidentes de trânsito. O vereador Edinho Ribeiro entregou uma placa ao Comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito de Belo Horizonte, Major PM Roberto Lemos, pelos 25 anos de relevantes serviços educacionais e sociais prestados pela Transitolândia.
A esposa do Major Roberto Lemos, Miúmia Aparecida Coelho Lemos, recebeu flores das mãos de Marly Alice Oliveira Sá de Souza, chefe de Gabinete do parlamentar.
O Major Roberto Lemos ocupou a tribuna e, após agradecer a homenagem, considerou que a Transitolândia tem cumprido sua missão de educar e preparar crianças para o trânsito. Lamentou a incidência de violência e mortes no trânsito. Segundo ele, esses acidentes não podem ser vistos como normais e é preciso que haja uma reação da sociedade. Ressaltou que “o mais importante em uma homenagem não é recebê-la, mas sim merecê-la”. Depois disso os trabalhos foram oficialmente encerrados.
Estiveram presentes, ainda, à reunião, o vereador Cabo Júlio (PMDB); o capitão Wellington Caputo, representante do coronel Alexandre Sales Cordeiro, da Assessoria Institucional do Governo do Estado de Minas Gerais; o major BM Sérgio Ricardo Santos de Oliveira, representante do comandante-geral do corpo de Bombeiros, coronel BM Gilvan Almeida Sá; e o tenente-coronel PM Adilson Prado, representante do diretor de Meio Ambiente de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Itamar de Oliveira Pacheco.
Informações no gabinete do vereador Edinho Ribeiro ‘Edinho do Açougue’ (3555-1174/3555-1175) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).