MEIO AMBIENTE

Núcleo de Cidadania promove palestras em prol da sustentabilidade

Núcleo de Cidadania promove palestras em prol da sustentabilidade Adriana Fileto, técnica do Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte e consultora certificada do Instituto Akatu, proferiu a palestra Cuide do Seu Bolso e do Planeta Já !

terça-feira, 16 Dezembro, 2008 - 22:00

Núcleo de Cidadania promove palestras em prol da sustentabilidade Adriana Fileto, técnica do Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte e consultora certificada do Instituto Akatu, proferiu a palestra Cuide do Seu Bolso e do Planeta Já ! , no evento "Café com Prosa", a convite da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG), na manhã de hoje, 17 de dezembro.

No dia 4 deste mês, Fileto também foi convidada para falar na Advocacia Geral da União (AGU), pela procuradora federal Annabel Lee Lowrens. A palestra abordou o mesmo tema. "Acredito que o conhecimento deve circular entre todos. Como a questão da sustentabilidade é universal, devemos nos unir e educar em prol da sustentabilidade a fim de garantir uma vida digna para as gerações futuras", explica a funcionária do Núcleo de Cidadania.

 Fileto abordou em suas palestras alguns dos principais problemas do mundo atual, como escassez de água, má distribuição dos alimentos, efeito estufa, aquecimento global, lixo e consumismo. A técnica também forneceu dicas de como economizar e destacou as boas coisas que o dinheiro não compra.

"Hoje, em média, a humanidade já consome 30% a mais do que a Terra consegue renovar de recursos e absorver de resíduos. Isto significa que, se todos no mundo consumissem como os habitantes dos países ricos, quatro planetas Terra não seriam suficientes”, enfatiza Fileto. “ No Brasil, o consumo também está muito elevado. No nosso país, hoje se consome 22% além da capacidade regenerativa da Terra", explica.

A EMATER-MG, o Núcleo de Cidadania da Câmara, a Rede Três – Educação e Consultoria para a Sustentabilidade  e mais nove instituições públicas e privadas foram parceiras no Dia do Voluntariado (Dia V), no dia 7 de dezembro no Parque JK.

Na oportunidade houve distribuição de cartilhas educativas sócio-ambientais e de revistas em quadrinhos; coral; dança; teatro; banda de música; ginástica artística; oficinas recreativas para crianças; oficinas de enfeites de natal; oficinas de saúde; campanha educativa sobre cães; e estúdio fotográfico.

A Cartilha Cuide do Seu Bolso e do Planeta Já ! está disponível para distribuição gratuita na Núcleo de Cidadania (3555-1268, com Alcely ou Adriana). O número de apostilas é limitado. 

Informações no Núcleo de Cidadania (3555-1268).