HOMENAGEM

Diretor da TAP recebe Título de Cidadania Honorária

Diretor da TAP recebe Título de Cidadania Honorária “Minas aberta para o mundo”. Foram essas as palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira (PR), em reconhecimento ao resultado das ações do diretor-geral da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), Mário Augusto Carvalho.
segunda-feira, 10 Novembro, 2008 - 22:00
Diretor da TAP recebe Título de Cidadania Honorária “Minas aberta para o mundo”. Foram essas as palavras proferidas pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Totó Teixeira (PR), em reconhecimento ao resultado das ações do diretor-geral da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), Mário Augusto Carvalho.

Solicitada pelo parlamentar, a solenidade de entrega do Título de Cidadania Honorária  ao empresário, ocorreu no dia 6 de novembro, às 20 horas,  no Plenário Amynthas de Barros.

Ao iniciar a reunião, o vereador Totó Teixeira fez uma breve abordagem histórica sobre as viagens de descobrimento e os desafios que os portugueses enfrentaram no mar em busca de novas terras. Comparando as ações de Carvalho com a coragem dos primeiros viajantes, o vereador destacou a atuação do empresário, responsável pela TAP no Brasil.

De acordo com Totó Teixeira, em fevereiro de 2008 a empresa inseriu Belo Horizonte e Confins em rota internacional. “A implantação da rota Belo Horizonte/Lisboa veio representar uma espécie de abertura de Minas para o mundo”, disse.

O presidente da Câmara enfatizou que os portugueses da TAP, que vieram a Minas, não chegaram sob aleatório impulso dos ventos, mas fizeram firme opção por Belo Horizonte, depois de terem analisado as oportunidades sociais, políticas e econômicas em florescimento em Minas Gerais.

Carreira

Após a entrega do Título de Cidadania Honorária, o presidente da Federação Convention & Visitors Bureau de Minas Gerais e do Conselho Curador do Convention & Visitors Bureau de Belo Horizonte, Paulo César Boechat Lemos, lembrou como Carvalho iniciou na aviação comercial em 1971, na TAP, em São Paulo, onde exerceu o cargo de gerente de Vendas.

Boechat lembrou que Carvalho atuou na Air Canadá, no Brasil, e na VASP, como diretor na Europa. Citou ainda que posteriormente Carvalho retornou à TAP, onde exerceu o cargo de diretor-geral para o Brasil e Argentina. “Toda essa experiência profissional foi fundamental para que ele intermediasse com sucesso a negociação que resultou na implantação de uma linha aérea entre Belo Horizonte e Portugal”, disse Boechat.

O secretário-adjunto de Estado de Turismo, Robson Napier Borchio, também elogiou a atuação de Carvalho na negociação entre TAP Portugal, Governo de Minas Gerais e  empresários, para que houvesse uma linha direta entre Belo Horizonte e Portugal.

O homenageado agradeceu ao povo belo-horizontino e compartilhou com empresários e colaboradores por terem conseguido implantar uma conexão aérea entre Belo Horizonte e Portugal. “A vinda da TAP Portugal para Minas Gerais, especialmente, para o Aeroporto de Confins, gerou uma movimentação nas empresas de aviação, que se despertaram, e estudam implantar conexões aéreas entre Belo Horizonte e outros países da Europa”, disse.

Apoio do Estado

O empresário destacou o esforço do governador do Estado de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), para que a negociação se concretizasse. Inicialmente, a empresa atua em Belo Horizonte com cinco vôos semanais. Carvalho estima que no futuro próximo, a TAP Portugal poderá implantar outras linhas diretas de Belo Horizonte para Ásia e África,  e até mesmo aumentar o número de vôos.

Estiveram presentes  o gerente regional de Vendas da TAP Portugal nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, Carlos Tavares Dias; a vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil/Portugal em Minas Gerais, Maria das Graças Martins dos Reis; o presidente do Centro da Comunidade Luso-Brasileira, Antônio de Andrade Mendes; o presidente da Federação Convention & Visitors Bureau de Minas Gerais e presidente do Conselho Curado do Convention & Visitors Bureau de Belo Horizonte, Paulo César Boechat Lemos; o diretor da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (ABAV) Nacional, José Carlos Vieira; e o presidente da Associação Brasileira de Viagens de Minas Gerais, José Mauricio de Miranda Gomes.

O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais, José Eugênio de Aguiar; o presidente de Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, Paulo Queiroga; o vice-presidente do Convention & Visitors Bureau de Belo Horizonte, Acácio Pinto, representando o presidente Roberto Noronha Filho; o vice-presidente da Skal Internacional de Belo Horizonte, Marco Prota, representando o presidente Mauro Ribeiro; o ex-senador da República, Arlindo Porto; a presidente do Elos Clube de Belo Horizonte, Maria de Lourdes Ramalho e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais, Paulo Sérgio Nonaka, também participaram da solenidade.

Informações  na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).