Plenário

Reuniões serão reiniciadas em 2 de junho

domingo, 18 Maio, 2008 - 21:00

As reuniões plenárias da Câmara Municipal serão reiniciadas em 2 de junho, com término previsto para o dia 13. São dez sessões a serem realizadas no Plenário Amynthas de Barros. Em maio, os vereadores de Belo Horizonte aprovaram 26 projetos, mantiveram quatro vetos do Executivo e rejeitaram um projeto.

A proposição rejeitada foi ao projeto 1.273/07, de autoria do vereador Fred Costa (PHS), que autoriza os agentes da BHTrans a registrarem ocorrência de abalroamento de veículos, quando não há vítimas. Mantinha o registro para os acidentes com vítimas, a cargo da Polícia Militar. Mesmo assim, só conseguiu 17 votos, enquanto o mínimo necessário era do apoio de 21 vereadores.

BHTEC

Um dos projetos aprovados, considerado de extrema importância para a cidade, segundo a vereadora Neusinha Santos (PT), líder de governo na Câmara, foi o 1.640/08, de autoria do Executivo, que cria o BHTEC, o parque de informática e biotecnologia de Belo Horizonte.

O pólo está sendo construído em um terreno de 535 mil metros quadrados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na avenida Carlos Luz, próximo da sede da Usiminas, na Pampulha. A previsão é que atraia mais de R$ 500 milhões em investimentos, nos próximos dez anos. Entre as empresas que devem se instalar no parque estão a Google, a Csem Brasil (empresa suíça de eletrônicos e microeletrônicos) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Outra proposta aprovada, de urgência para a cidade, foi o substitutivo ao projeto 1.560/07, que prevê a criação de mil cargos na área da Saúde. São 500 vagas para agente comunitário e outras 500 para técnico superior, que vão dar suporte ao combate de endemias, principalmente à dengue, que já provocou algumas vítimas fatais.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1216).