MEIO AMBIENTE

Comitê propõe soluções para problemas ambientais em BH

Comitê propõe soluções para problemas ambientais em BH A nona reunião do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência realizada hoje, 8 de maio, no plenário JK, foi aberta oficialmente pelo presidente da Câmara, vereador Totó Teixeira (PR), e contou com a participação do vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos (PV).
quinta-feira, 8 Maio, 2008 - 21:00
Comitê propõe soluções para problemas ambientais em BH A nona reunião do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência realizada hoje, 8 de maio, no plenário JK, foi aberta oficialmente pelo presidente da Câmara, vereador Totó Teixeira (PR), e contou com a participação do vice-prefeito de Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos (PV). Os participantes receberam informações sobre o andamento dos grupos de trabalho “Energias Renováveis” e “Águas Pluviais”.

O comitê, coordenado pelo vice-prefeito, é composto por 16 membros, entre os quais os vereadores Anselmo José Domingos (PTC) e Tarcísio Caixeta (PT), representantes da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), secretarias de Saúde e Meio Ambiente, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e órgãos do governo estadual.

Gestão ambiental

A vereadora Luzia Ferreira (PPS) falou sobre a “destinação do óleo de cozinha usado”. Ela é autora de um projeto de lei sobre o assunto, que aguarda recurso para ser votado em primeiro turno. Em seguida, o representante da Associação das Oficinas Reparadoras de Automóveis de Minas Gerais (Assora) apresentou o Projeto de Gestão Ambiental do Setor de Reparação

Automotiva. 

O vereador Anselmo José Domingos, autor do requerimento para realização da reunião, falou sobre o projeto de lei de sua autoria, que aguarda sanção do Executivo. A matéria trata do acondicionamento e remoção dos resíduos gerados pelo trabalho das oficinas mecânicas, como restos de óleos, graxas e misturas químicas. “Esses resíduos precisam ser eliminados corretamente, para evitar a contaminação dos cursos d’água”, ressaltou o parlamentar.

Políticas

O comitê, criado pelo Decreto Municipal 12.362, de 3 de maio de 2006, presta assessoria, consultoria e articula políticas ambientais já existentes em cada órgão da Prefeitura. Atua na elaboração de políticas públicas e da iniciativa privada para o reaproveitamento dos recursos naturais e conscientização da sociedade. É formado por dois grupos de trabalho: “Energias renováveis” e “Águas pluviais”.

O primeiro grupo trabalha com foco nas oportunidades para acelerar o uso da energia renovável, além de sistemas energéticos mais eficientes e sustentáveis que reduzam os impactos ambientais. Estuda, também, soluções que viabilizem a utilização dessas energias em substituição aos combustíveis fósseis.

O segundo grupo propõe o gerenciamento eficaz dos recursos hídricos, por meio de ações como o reaproveitamento da água de chuva para uso doméstico, industrial e agrícola. Promove estudos visando a captação e utilização racional das águas pluviais para uso não potável.


Informações nos gabinetes dos vereadores: Anselmo José Domingos (3555-1172/1173); e Tarcísio Caixeta (3555-1202/1203).