I Encontro Temático debate transporte coletivo

O encontro dá continuidade à primeira reunião do fórum, que foi realizada na capital mineira em setembro de 2007. Segundo o chefe da Divisão de Consultoria Legislativa (Divcol), Maurício de Moura e Silva, esse formato dado ao processo de discussão das questões metropolitanas é pioneiro no país. “O modo descentralizado dos encontros nos leva às outras cidades que compõem a região, onde debatemos temas específicos. Isso possibilita uma análise mais detalhada do problema”, lembrou.
O encontro
Maurício Moura afirmou que são esperadas cerca de 200 pessoas nessa etapa do Fórum e que somente da capital já foram recebidas 122 inscrições para o encontro em Itaguara. “Acredito na possibilidade de que se encerrem as inscrições antes do previsto, devido ao número elevado de pessoas interessadas em relação à capacidade do local”, ressaltou o chefe da Divcol.
A Câmara Municipal de Belo Horizonte está disponibilizando transporte gratuito para o evento. Os ônibus sairão às 7 horas da manhã, de frente à Câmara, com destino à Itaguara. O fórum será realizado no Clube Conquistano Futebol Clube (rua Pedro Rosa Chagas, 132-centro), com abertura às 9 horas.
Durante a manhã serão apresentadas as propostas para o transporte coletivo da RMBH, em uma mesa de debate, intitulada “Conhecendo as Propostas”, coordenada por um prefeito e um vereador da região metropolitana. Já no período da tarde, será formada outra mesa para debate, tendo como título “Refletindo Sobre os Desafios” e, em seguida, será realizado um debate. O encerramento está previsto para as 17h30.
Um dos debatedores do encontro é o superintendente de Transporte Metropolitano da Secretaria de Estado de Transporte e Obras Públicas (Setop), Nelson Alves Santiago Filho. Ele irá apresentar o projeto para a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica no transporte coletivo gerenciado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). O sistema pretende integrar o transporte coletivo intermunicipal com o já existente na capital mineira, gerenciado pela Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans).
De acordo com Maurício Moura, o sistema de bilhetagem eletrônica deve resolver vários problemas do transporte coletivo intermunicipal, como por exemplo possibilitar que os cidadãos circulem pela região sem a necessidade de pagar outra tarifa. “É um problema que será discutido com a atenção que merece”, lembrou.
O I Encontro Temático do Fórum Metropolitano da Região Metropolitana conta com as parcerias institucionais da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (SEDRU); da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS); do Observatório de Políticas Urbanas (OPUR) e da Pró-Reitoria de Extensão e Núcleo Jurídico de Políticas Públicas (NUJUB).