ALAGAMENTOS

Situação dos moradores do entorno do Arrudas será discutida em audiência

Alagamentos na Av. Cristiano Machado também estão na pauta

quarta-feira, 1 Fevereiro, 2012 - 00:00
Rio Arrudas cheio  próximo ao Shopping Boulevard durante últimas chuvas

Rio Arrudas cheio próximo ao Shopping Boulevard durante últimas chuvas

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal vai discutir nesta quinta-feira (2/2) a situação de emergência dos moradores do entorno do Rio Arrudas por causa das chuvas, além de propostas para escoamento de águas pluviais. A avenida Cristiano Machado também estará em pauta. A audiência pública, requerida pela vereadora Sílvia Helena (PPS), será às 13h no Plenário Camil Caram.

Para discutir o tema são aguardados o Superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Fernando Janotti; o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Pereira; e o coordenador municipal de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves.

Foram convidados ainda o secretário municipal de Serviços Urbanos,  Pier Giorgio Senesi Filhoe os titulares das pastas adjuntas de Assistência Social, Elizabeth Leitão; de Direitos de Cidadania, José Wilson Ricardo; de Meio Ambiente, Vasco de Oliveira Araújo; e de Planejamento Urbano, Gina Beatriz Rende, além do engenheiro civil e consultor Wilson Teixeira Moreira, ex-diretor técnico do extinto Departamento de Águas Estatais, hoje Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

A vereadora autora do requerimento, que é integrante da Comissão, destaca a importância de que sejam cuidadosamente avaliados os eventuais impactos decorrentes da construção de bacias de contenção pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Av. Cristiano Machado

Na reunião extraordinária do dia 21 de dezembro, ao aprovar o requerimento, a Comissão acatou sugestão da vereadora Neusinha Santos (PT) para que a discussão, inicialmente voltada ao entorno do Arrudas, incluísse a situação da Av. Cristiano Machado, onde alagamentos e caos no trânsito também ocorrem com frequência. O problema motivou uma manifestação de cerca de 100 moradores do Bairro Primeiro de Maio, que residem nas imediações da avenida, no último dia 13 de janeiro.

Superintendência de Comunicação Institucional