Comissão Especial de estudo visita comunidade terapêutica modelo

Prosseguindo em seu objetivo de verificar as condições de atendimento nas comunidades terapêuticas, os vereadores da Comissão Especial de Estudo para Prevenção e Combate ao Crack e Outras Drogas visitaram nessa quarta-feira (17/8) o Centro de Recuperação de Dependência Química (Credeq). A instituição é referência no tratamento de dependentes químicos.
Apesar de estar situado na Região Metropolitana de BH, entre os municípios de Ravena e Sabará, 70% dos internos do Sitio Bem Querer, uma das unidades do Credeq, são da capital. A instituição possui convênio com o governo estadual, que custeia 50% das 60 vagas oferecidas. O tratamento dura pelo menos seis meses e o interno recebe acompanhamento posterior por até um ano.
Apoio parlamentar
O presidente do CREDEQ, pastor Wellington Vieira, destacou a importância da visita dos vereadores. “Há onze anos aguardamos o apoio parlamentar e graças à Comissão muita coisa mudou nos últimos meses. Nosso modelo é simples: É a pessoa querer ser ajudada e a gente poder ajudar. Para isso precisamos sensibilizar os governantes”.
Para o presidente da Comissão, Hugo Thomé (PMN), a visita foi mais um passo importante: “Cumprimos mais uma etapa dos trabalhos da Comissão. As comunidades terapêuticas que já visitamos são exemplos do verdadeiro modelo que funciona, dá resultado e deve ser incrementado”, reforçou o parlamentar.
As visitas continuam na próxima quarta-feira (24/8), quando serão visitadas as comunidades Terra da Sobriedade e Casa da Paz. Os serviços disponibilizados pela rede pública municipal também estão agendados para este mês. Os dados obtidos nas visitas serão apresentados em um seminário a ser realizado em setembro pela comissão.
Superintendência de Comunicação Institucional