CIDADANIA

Estudantes do Parlamento Jovem visitam a Assembleia Legislativa de Minas

Atividade buscou aproximar os estudantes do funcionamento do Legislativo estadual e do processo de construção das leis

quarta-feira, 19 Agosto, 2026 - 18:15
Estudantes em frente à ALMG

Foto: Cristina Medeiros/CMBH

Participantes da 22ª edição do Parlamento Jovem (PJ) visitaram, nesta quarta-feira (19/8), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O encontro buscou apresentar aos jovens a estrutura, o funcionamento e a importância da ALMG. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer os principais espaços da Assembleia e participaram de uma conversa sobre o papel dos deputados. Além dos 46 estudantes do ensino médio integrantes do PJ, participaram da atividade seus professores, extensionistas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e os coordenadores do projeto. Servidora da Escola do Legislativo e coordenadora do PJ na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), Edelways Azevedo afirmou que, após conhecerem o Parlamento na esfera municipal, a visita proporciona aos jovens “vivenciar o Legislativo na esfera estadual”.

Participação Cidadã

O Visite a ALMG visa proporcionar aos alunos uma experiência prática de aproximação com o Poder Legislativo estadual, buscando ampliar a compreensão sobre cidadania, participação política e o papel dos representantes na construção das políticas públicas. A visita teve início no Memorial do Legislativo Mineiro, onde os estudantes participaram de uma conversa sobre a história e a função do Poder Legislativo. Em seguida, os jovens foram conhecer o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

O primeiro espaço visitado foi a Praça Carlos Chagas, conhecida como Praça da Assembleia, onde os estudantes conheceram os monumentos, a estrutura da ALMG e os serviços disponíveis para os cidadãos. Na sequência, os participantes do PJ passaram pela Galeria de Artes, onde puderam ver o painel “Do Descobrimento ao Ciclo do Café”, da artista mineira Yara Tupynambá. Por fim, os estudantes conheceram o Plenário da Assembleia e conversaram sobre o funcionamento do Legislativo estadual.

Para os jovens, o Plenário foi o ponto alto da visita. Os alunos destacaram a beleza, a atmosfera e a organização do espaço. Maísa Alves de Andrade, aluna da Escola Estadual Maria Carolina Campos, contou que, ao acompanhar pela televisão, tinha a impressão de que aquele ambiente estava distante de sua realidade. Segundo ela, conhecer o Plenário de perto permitiu entender melhor seu funcionamento e perceber que o espaço está muito mais próximo do que imaginava.

Pertencimento

Servidora da Escola do Legislativo da ALMG e responsável por conduzir a visita, Paula Cançado destacou justamente a importância dos jovens se apropriarem do espaço público e se sentirem pertencentes. Segundo ela, ao terem esse sentimento despertado, os estudantes passam a entender seu papel de fiscalizador, “de quem participa e de quem usufrui dos seus direitos”, disse.

“Quando nós nos sentimos pertencentes ao espaço público, nós sabemos qual é o nosso papel de cidadão. Então, vir aqui é fazer com que esses meninos se tornem cidadãos ativos no que essa expressão tem de maior e de mais importante”, declarou Paula Cançado.

Objetivo alcançado

Com a reta final da 22ª edição do Parlamento Jovem se aproximando, Edelways Azevedo destacou a qualidade dos participantes e afirmou estar de “coração partido” com a proximidade do encerramento. Ela também ressaltou a expectativa da coordenação de que os jovens sigam envolvidos com a política e com a participação cidadã. Segundo ela, o objetivo dessa visita era fazer com que os participantes deixassem o espaço mais empoderados, conscientes de que têm voz e de que podem contribuir para transformar a realidade. E, a julgar pelas palavras de Anna Carolini Freitas, aluna da Escola Estadual Maria Carolina Campos, a proposta parece ter sido alcançada:

“Aprendi que é o governo que depende da população e não ao contrário. É a gente que faz a política, e não quem está dentro do Plenário”, disse Anna Carolini.

Parlamento Jovem 2026

O Parlamento Jovem acontece em duas etapas: municipal e estadual, sendo a primeira coordenada pela Escola do Legislativo da Câmara de BH, em parceria com a PUC Minas; e a segunda realizada pela ALMG, também em parceria com a universidade. Antes do início da etapa estadual do projeto, os participantes da 22ª edição ainda participarão de uma palestra na CMBH. Em Belo Horizonte, participam do PJ, neste ano, alunos das Escolas Estaduais Henrique Diniz, Sagrada Família II e Maria Carolina Campos, além de trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom).

Superintendência de Comunicação Institucional