AUDIÊNCIA PÚBLICA

Qualidade dos ônibus e regularidade das viagens em debate nesta quinta (11/4)

Usuários reclamam do péssimo estado de conservação dos veículos e do descumprimento de horários previstos pelas concessionárias

quarta-feira, 10 Abril, 2024 - 11:45
Ônibus parado ao lado de homem de camisa azul em que está escrita, nas costas, a palavra "manutenção".

Foto Cláudio Rabelo/CMBH

 A qualidade do serviço transporte público municipal será discutida pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (11/4), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitada por Loíde Gonçalves (MDB), a audiência pública irá debater, com representantes das concessionárias e do Município, a situação dos ônibus e o cumprimento dos horários de viagens das linhas em Belo Horizonte. O evento pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado, presencialmente ou em tempo real pelo Portal CMBH ou pelo canal da Câmara no YouTube. Comentários, perguntas e sugestões podem ser enviados por meio de formulário eletrônico disponível até o encerramento da reunião.
 
No texto do requerimento, Loíde Gonçalves afirma ter recebido inúmeras denúncias de veículos em péssimo estado de conservação e do descumprimento dos horários de viagens previstas por parte das empresas concessionárias. A assessoria da parlamentar explica que, diante das crescentes reclamações recebidas, Gonçalves propôs debater a questão com os representantes dos consórcios responsáveis. 
 
Foram convidados o secretário municipal de Governo, Anselmo José Gomes Domingos, e o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas. Também estão previstas as presenças dos seguintes administradores de consórcios de transporte público de Belo Horizonte: Rubens Lessa Carvalho (Consórcio BH Leste), Renaldo de Carvalho Moura (Consórcio Dez), Fernando de Aguiar Carvalho (Consórcio Dom Pedro II) e Ralisom Guimarães de Andrade (Consórcio Pampulha), que também é diretor-presidente do Consórcio Operacional Transfácil. 
 
Saiba mais
 
Loíde Gonçalves foi relatora da CPI Ônibus sem Qualidade, realizada de 20 de julho de 2023 a 3 de fevereiro desse ano. Ao final da CPI foi aprovado um relatório final que recomendou medidas como a recisão de contrato do Município com as empresas BH Leste e TransOeste devido à má qualidade dos ônibus, atrasos e acidentes de trânsito, indicando que as empresas citadas sejam declaradas não idôneas para licitar ou contratar com a Administração Pública. O documento sugeriu, ainda, o indiciamento do superintendente de Mobilidade Urbana, André Dantas, e do dono da Saritur e gestor do Consórcio BH Leste, Rubens Lessa, entre outros empresários do setor, por envolvimento em crimes como falsidade ideológica, improbidade administrativa e fraude contra credores.
 
Superintendência de Comunicação Institucional