AUDIÊNCIA PÚBLICA

Auditoria do sistema de transporte suplementar será apresentada nesta quinta

Estudo de custo contratado aponta aumento de 14% para o pagamento do sistema convencional e 3% para o suplementar

quarta-feira, 13 Março, 2024 - 14:45
Imagem do microonibus 63

Foto: Abraão Bruck/CMBH

A fórmula de cálculo da remuneração complementar do sistema de transporte suplementar será debatida em audiência pública pela Comissão de Mobilidade, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (14/3), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Os parlamentares querem entender, à luz da auditoria contratada pelo Sindicato dos Permissionários Autônomos do Transporte de Passageiros de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindpautras), como é feita a apuração do custo do sistema. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da CMBH no Youtube e os interessados podem participar encaminhando dúvidas, perguntas ou sugestões por meio de formulário já disponível. 

Autores do requerimento, Fernanda Pereira Altoé (Novo) e Irlan Melo (PRD) justificaram a necessidade de debater a presença de indícios de defasagem do valor adotado atualmente para subsidiar o sistema de transporte suplementar. Segundo Fernanda Altoé, o objetivo é apresentar aos vereadores o estudo de custo contratado pelo sistema de transporte suplementar à empresa Infraplan, que resultou em um valor de quilômetro complementar diferente do apurado pela Prefeitura. Enquanto o valor estabelecido pela Prefeitura foi de R$ 8,28, o encontrado no estudo foi de R$ 10,78. “A diferença de cálculo resultou em um aumento de 14,04% para o sistema convencional, enquanto o sistema suplementar teve apenas 3% de aumento. Há muito tempo o sistema suplementar vem denunciando um tratamento diferenciado, pela Prefeitura, em relação ao sistema convencional”, afirmou.  

Foram convidados para contribuir com o debate representantes da Prefeitura; da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob); Sindpautras; do Consórcio Operacional do Serviço de Transporte Suplementar de Passageiros de Belo Horizonte; e da Infraplan Consultoria.

Superintendência de Comunicação Institucional