AUDIÊNCIA PÚBLICA

Em discussão, violência contra motoristas de aplicativos e taxistas na capital

Imprensa e autoridades de segurança noticiaram eventos como morte, roubo de carro e tentativa de assalto em 2023

quarta-feira, 21 Fevereiro, 2024 - 18:45
Morosita confere rota em celular próximo ao painel, durante o dia.

Foto Canva

Notícias de morte, roubo de carro e tentativa de assalto à mão armada envolvendo motoristas de aplicativo e taxistas foram divulgadas pela imprensa nos últimos seis meses. As ações de prevenção da violência contra esses profissionais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana são tema de reunião com convidados realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços nesta quinta-feira (22/2), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitado por Dr. Célio Frois (PV), o evento visa discutir ações preventivas aos incidentes relatados, tendo em vista o crescente aumento de casos de assaltos seguidos de morte em 2023.

Em agosto e outubro de 2023, notícias relataram assaltos e morte de motoristas de aplicativo na (RMBH). Nessa época, profissionais denunciaram ofensas, agressão e intolerância religiosa por parte de passageiros. Em dezembro daquele ano, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu quatro suspeitos de latrocínio contra a mesma categoria. Considerando que alguns dos crimes não tenham sido contabilizados pelas autoridades de segurança, Simone Almeida, presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos que Utilizam Aplicativos do Estado de Minas Gerais (Sincovapp-MG), denunciou relatos diários de violência.

Para a reunião, foram convidados os comandantes Geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Cel. Rodrigo Piassi do Nascimento, e da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Júlio Freitas, e a chefe da PCMG, Letícia Gamboge Reis. Também estão previstas as presenças do sociólogo e especialista em Segurança Pública Luiz Flávio Sapori, e dos presidentes do Sicovapp-MG, Simone Almeida, e do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (SincavirMG), João Paulo Castro.

Superintendência de Comunicação Institucional