AUDIÊNCA PÚBLICA

Rachaduras em imóveis de rua no Bairro Ouro Preto serão discutidas no dia 13/11

Tráfego de ônibus estaria causando o problema. Interessados podem acompanhar o encontro ao vivo e enviar perguntas e sugestões 

quinta-feira, 9 Novembro, 2023 - 12:00

Foto: Google Street View/2019

Moradores da Rua Forluminas, no Bairro Ouro Preto, e demais interessados, já podem enviar suas perguntas, dúvidas ou sugestões aos participantes da audiência pública que a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana que discutirá a situação da via. O encontro, que ocorre nesta segunda-feira (13/11), às 13h30, no Plenário Camil Caram, foi solicitado por Jorge Santos (Republicanos) após o recebimento de denúncias de que várias casas estão apresentando rachaduras, que a comunidade acredita serem causadas pelo tráfego de ônibus. Além da Coordenadoria de Atendimento Regional Pampulha, foram convidados para o debate representantes da Superintendência de Mobilidade (Sumob) e da BHTrans, da Secretaria Municipal de Política Urbana e da Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil.

Abrigando apenas casas com um ou dois pavimentos, quase todas residenciais, a Rua Forluminas se estende por cerca de quatro quadras no Bairro Ouro Preto, na Regional Pampulha. Ao requerer o debate sobre a situação da via, Jorge Santos explicou que os moradores têm apresentado inúmeras queixas sobre os ônibus que transitam em velocidade acima da permitida para o local e, pelo impacto de sua circulação, estariam causando rachaduras nas paredes dos imóveis lindeiros.

Uso adequado

Segundo o parlamentar, a via foi alvo de visita técnica da Câmara Municipal em agosto último, e espera-se que, através da audiência pública, seja possível “encontrar uma forma de uso harmonioso e adequado do logradouro público, reconhecendo a necessidade de atendimento à população pelo transporte coletivo, mas sem perder de vista as normas atinentes ao direito urbanístico, à política de desenvolvimento e ao planejamento urbano”, destaca em trecho da solicitação.

Além dos gestores municipais esperados, moradores da Rua Forluminas e do Bairro Ouro Preto também devem participar do encontro. 

Superintendência de Comunicação Institucional