AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de acessibilidade nas plataformas de integração dos ônibus em pauta

Comissão irá debater problemas como faltas de rampas de acesso nas conexões entre ônibus ou de ônibus com metrô

terça-feira, 21 Novembro, 2023 - 20:15

Foto: Adão de Souza/PBH

Os desafios dos usuários do transporte público de Belo Horizonte quanto à acessibilidade das plataformas nas estações de integração de ônibus urbanos serão debatidos em audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços na quinta-feira (23/11), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes. Solicitado por Loíde Gonçalves (Pode), o encontro irá discutir a falta de rampas de acesso, elevadores com funcionamento precário e outras dificuldades enfrentadas por usuários, incluindo os que apresentam dificuldades de locomoção. O encontro será transmitido ao vivo pelo Portal CMBH e pelo canal da Câmara no YouTube. Perguntas e sugestões aos participantes já podem ser enviados por meio deste formulário até o encerramento da reunião.
 
No texto do requerimento, Loíde ressalta que as diversas leis sobre o direito à acessibilidade não são cumpridas na íntegra quando se observa os cidadãos se deslocando para o trabalho, escola ou para destinos diversos e utilizando as plataformas de ônibus situadas nas estações de integração de transporte urbano, que integram diferentes ônibus ou realizam a conexão entre os veículos citados e o metrô.  De acordo com a vereadora, o déficit de mecanismos de acessibilidade e a infraestrutura precária das plataformas têm sido denunciados pelos usuários desses serviços. “Elevadores inoperantes e ausência de rampas de acesso estão entre queixas mais significativas, dificultando ainda mais o dia a dia do cidadão belo-horizontino, principalmente daqueles que possuem restrições de mobilidade, mas também de todos que pagam para ter um serviço de qualidade, segurança e autonomia”, alertou. 
 
Os convidados esperados são a secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, Rosilene Cristina Rocha, o superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte, André Soares Dantas, e a presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans), Júlia Costa Gallo. 
 
Superintendência de Comunicação Institucional