ÔNIBUS SEM QUALIDADE

Superintendente de Mobilidade é intimado pela CPI a prestar novo depoimento

Parlamentares querem saber sobre as bases do acordo que possibilitou a substituição de empresa no Consórcio BHLeste

quarta-feira, 11 Outubro, 2023 - 11:45
Foto de folha de ofício contendo a Ordem dos Trabalhos da CPI Ônibus sem Qualidade

Foto: Claudio Rabelo/CMBH

O superintendente de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob), André Dantas, será chamado mais uma vez para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) - Ônibus sem Qualidade, no dia 26 de outubro, às 9h30, no Plenário Helvécio Arantes. O requerimento, assinado por Loide Gonçalves (Podemos), foi aprovado em reunião nesta quarta-feira (11/10). O superintendente deve prestar informações sobre a substituição de empresa no Consórcio BHLeste. Loide também assina o requerimento aprovado pelo colegiado solicitando depoimento do sócio-administrador da Transimão Transportes Rodoviários Ltda, Nilo Gonçalves Simão, na mesma data, às 10h30.  

André Dantas deve retornar à CPI Ônibus sem qualidade para prestar informações pertinentes à substituição da empresa Viação Torres Ltda pela BHLeste Transportes S/A no Consórcio BHLeste. Em oitiva realizada no mês de agosto, o superintendente informou à CPI que a BHLeste, empresa indicada para substituir a Viação Torres no consórcio que realiza o transporte coletivo na cidade, ainda não tinha, na oportunidade, anuência do Município para o serviço. Segundo informou Dantas, estava em andamento uma averiguação sobre a propriedade da companhia, que seria representada legalmente por Nilo Gonçalves Simão Junior. 

Na mesma data, às 10h30, a CPI quer ouvir Nilo Gonçalves Simão, sócio-administrador da empresa Transimão Transportes Rodoviários Ltda e pai de Nilo Gonçalves Simão Júnior. A oitiva pretende esclarecer pontos do depoimento dado por Nilo Júnior acerca da operação que garantiu que a BH Leste assumisse as linhas de ônibus que eram operadas pela Viação Torres, no Consórcio BH Leste. Ainda de acordo com o depoimento, a medida fez parte de um acordo para saldar dívida existente entre os empresários do setor de transporte Rubens Lessa (Saritur) e Nilo Gonçalves Simão (Transimão). 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI - Ônibus sem qualidade - 15ª Reunião