Câmara Cultural

Hall da CMBH recebe apresentação de DJs locais; artistas participam da Virada

Espaço favorece aproximação do cidadão com a instituição. A dupla se apresenta na Virada Cultural, no próximo fim de semana

quarta-feira, 16 Agosto, 2023 - 14:45

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

A MC e DJ Bel Bertinelli se apresentou, acompanhada do DJ e produtor cultural Felipe Reis, nesta quarta-feira (16/8) no hall do restaurante da Câmara Municipal de BH. A apresentação faz parte do programa Câmara Cultural, cuja proposta é  difundir e promover a cultura, a memória histórica e as artes locais, bem como fomentar a aproximação do cidadão com o Legislativo. A performance que uniu dois DJs tocando ao mesmo tempo, conhecida como Back to Back (B2B), celebra a cultura urbana e trouxe uma intervenção e sonorização do Centro da cidade com sons do metrô, ônibus e efervescência própria do Hipercentro, linkados com uma sessão de jazz. A dupla, selecionada para a Virada Cultural de Todo Mundo 2023, marcada para os dias 19 e 20 de agosto na capital, vai se apresentar no Palco Sesc, às 5h30, na Praça da Estação. 

Idealizador do projeto Felipe Reis do Quarteirão Eletrônico (FRdoQE), o produtor cultural enfatizou que a proposta é destacar a importância da cultura urbana como um elemento essencial da identidade de Belo Horizonte. Para ele, a fusão dos estilos musicais demonstra a relevância da diversidade cultural na construção da cena artística local. “A celebração da cultura urbana com a fusão de tech funk na Praça da Estação será um evento imperdível. Vamos unir os estilos funk e techno para celebrar a diversidade cultural de Belo Horizonte”, disse.

Felipe Reis chamou a atenção para a necessidade de divulgação dos artistas locais na Virada Cultural e salientou que a proposta de B2B entre Bel Bertinelli e FRdoQE possibilita uma colaboração inédita entre os artistas, resultando em uma apresentação exclusiva e especial. O DJ destacou ainda o simbolismo do local da performance na Virada Cultural. Segundo ele, a escolha da Praça da Estação como cenário do evento reforça a conexão entre a música e a cultura urbana com a história da cidade. “A praça simboliza o encontro de diferentes expressões culturais e é o local perfeito para celebrar a diversidade artística e musical de Minas Gerais”, afirmou.

Diversidade e protagonismo feminino

Bel Bertinelli é mineira de BH e representa, neste evento, o empoderamento feminino presente na Virada Cultural de Todo Mundo 2023. Sua expertise em pesquisa e experimentações coletivas resulta em um estilo de  funk único e envolvente. Além disso, o uso criativo de instrumentos não convencionais adiciona uma camada de originalidade e autenticidade às suas músicas. A DJ também pontuou a importância da Virada Cultural para os artistas locais. Segundo ela, os principais legados do evento são o fortalecimento da cultura local e a valorização da diversidade. “O protagonismo feminino é uma bandeira do nosso trabalho”, afirmou. 

Superintendência de Comunicação Institucional