Plenário

Em debate, fechamento da orla da Pampulha para carros em domingos e feriados

Objetivo é garantir mais segurança para a circulação de ciclistas. Tarifa social para pessoas em tratamento de saúde também foi discutida

quinta-feira, 10 Agosto, 2023 - 17:45

Foto: Bárbara Crepaldi/CMBH

Vereadores de Belo Horizonte discutiram propostas para ampliar a segurança de ciclistas, bem como para assegurar às pessoas em tratamento de saúde o direito ao transporte digno. Os temas estiveram em debate na reunião do Plenário desta quinta-feira (10/8), quando também foram debatidos os impactos da nomeação do novo secretário municipal de Governo, Castellar Neto, para a evolução da relação entre os Poderes Legislativo e Executivo em Belo Horizonte.

O vereador Jorge Santos (Republicanos) defendeu que a orla da Lagoa da Pampulha seja fechada para o trânsito de veículos pelo menos aos domingos e feriados. O objetivo seria franquear o espaço para a circulação de pedestres e veículos não motorizados, como as bicicletas. Além de criar um novo espaço de lazer para a população, a medida, segundo o parlamentar, disponibilizaria um ambiente seguro para a circulação de ciclistas, categoria que tem sofrido com a violência no trânsito. No primeiro semestre deste ano, uma série de acidentes graves atingiram ciclistas em Belo Horizonte, inclusive com o registro de mortes. Jorge Santos anunciou ainda que a orla da Pampulha será palco de manifestação no próximo dia 19 de agosto, evento que pretende mobilizar a sociedade em prol da defesa do fechamento do espaço para favorecer o trânsito de bicicletas. 

Ainda na reunião desta quinta-feira, o vereador Wesley Moreira (PP) propôs a criação, pelo Poder Executivo, de um novo tipo de tarifa social para pessoas em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde. A proposta advogada pelo parlamentar prevê a oferta de viagens gratuitas para esses pacientes em veículos de aplicativo, quando da realização de consultas e outros procedimentos. Os custos seriam subsidiados pela PBH após seleção pública de empresa para prestação do serviço. Moreira esclareceu que enviará ao Executivo indicação sugerindo a adoção da medida e convidou, em Plenário, os colegas vereadores a subscreverem o documento. 

Já Ciro Pereira (PTB) saudou a recente nomeação de Castellar Neto para o posto de secretário municipal de Governo, ocupado até a última semana por Josué Valadão. O parlamentar fez votos de que a alteração nos quadros da Prefeitura contribua para melhorar o diálogo entre o Executivo e o Legislativo. Essas falhas na interlocução, segundo o parlamentar, motivam a obstrução da pauta, que vem travando as votações plenárias na Câmara desde o início do mês. 

Superintendência de Comunicação Institucional

68ª Reunião Ordinária - Plenário