EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

II Concurso de Redação tem como tema participação popular na democracia

Concurso é aberto a estudantes das categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio e está com inscrições abertas até o dia 4/8

sexta-feira, 16 Junho, 2023 - 19:45

Foto: Divulgação / CMBH

Desvendar o mundo, construir e dividir conhecimento são algumas das funções da escrita, prática que beneficia a todas as idades, em especial aos estudantes. Para estimular a reflexão sobre temas ligados à política, à cidadania e à atuação do Poder Legislativo, a Câmara Municipal de Belo Horizonte está com inscrições abertas para o II Concurso de Redação da Escola do Legislativo, com o tema “A importância da participação popular para o fortalecimento da democracia”. Educadores poderão inscrever trabalhos de estudantes nas categorias Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) até o dia 4 de agosto. 
 
Os textos podem ser redigidos em estilo livre, conforme parâmetros definidos pelo edital. Estudantes só podem concorrer com um trabalho, enquanto professores podem apresentar trabalhos de diversos alunos. Os educadores interessados devem se cadastrar através deste link e, em seguida, enviar os trabalhos realizados pelos alunos para o e-mail concursoderedacao@cmbh.mg.gov.br . Serão aceitas redações em formato PDF ou fotografia de redações manuscritas. Interessados em saber mais sobre o concurso podem obter informações através do telefone (31) 3555-1249 ou e-mail concursoderedacao@cmbh.mg.gov.br.
 
O vencedor do primeiro lugar de cada categoria irá receber três livros da coleção “Grandes ideias de todos os tempos”. Os professores responsáveis e estudantes das três melhores redações de cada categoria irão receber certificado e medalha. As redações premiadas e demais publicações selecionadas pela Comissão Organizadora irão integrar uma publicação virtual. 
 
Material de apoio
 
O edital também disponibiliza vídeos, infográficos e textos de apoio com o objetivo de oferecer material de apoio a ser trabalhado pelo professor ou consultado pelos estudantes, contribuindo para a familiarização com o tema do concurso. Entre o material oferecido está o vídeo curto “Você acha que sabe o que são os Três Poderes?”, produzido pelo Senado Federal, que mostra divisão dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O material, contudo, não precisa ser tratado como fonte exclusiva de pesquisa. Educadores e candidatos podem buscar outras referências para auxiliar no processo de escrita. 

Superintendência de Comunicação Institucional