DRENAGEM URBANA

Comissão requer informações sobre pontos de alagamento e enchente em BH

Vereadores querem saber da PBH quais medidas foram tomadas para se evitar alagamentos em diferentes regiões da cidade

quarta-feira, 15 Fevereiro, 2023 - 11:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Com o objetivo de fiscalizar as intervenções executadas pela Prefeitura em áreas de alagamentos e enchentes, principalmente neste período chuvoso, a Comissão Especial de Estudo – Drenagem Urbana aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (15/2), quinze requerimentos por meio dos quais pede informações ao Executivo, relacionadas a várias bacias hidrográficas e avenidas que foram bloqueadas durante as chuvas dos últimos dias. Entre os questionamentos, os vereadores querem saber quais foram as medidas adotadas pela PBH nos últimos dez anos para minimizar os problemas, se alguma intervenção está sendo feita no momento e se houve alagamento, enchente e inundação em vias. Confira aqui a pauta e os documentos da reunião.

Ribeirões e vias públicas

Houve alagamento, enchente e inundação em regiões de córregos, avenidas e bacias hidrográficas durante as chuvas deste ano? Se houve, foram piores que em anos anteriores? Quais medidas foram adotadas e quais intervenções foram realizadas nestes locais nos últimos dez anos? E atualmente, a PBH está realizando alguma obra nestes locais? Estas são algumas das questões levantadas pela Comissão Especial de Estudo – Drenagem Urbana que serão enviadas pelo Colegiado ao prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD); ao secretário de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira; e ao superintendente da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), Henrique Castilho.

Os questionamentos tratam especificamente da região da Foz da Lagoa da Pampulha, dos Córregos Cachoeirinha, Leitão, Onça, Pintos, Piteiras, Suzana, Ferrugem, Avenidas Tereza Cristina, Sebastião de Brito, Heráclito Mourão de Miranda, Vilarinho e Ruas Francisco Martins Marques, Agenor Nonato (ambas no Bairro Vale do Jatobá), Platina (no Prado) e Pitangui (Sagrada Família e Horto). Segundo os pedidos, os alagamentos e transbordamentos nesses locais, “após a ocorrência de fortes chuvas, causa sérios problemas e prejuízos à população”. A Comissão também quer saber os valores gastos tanto na elaboração de projetos quanto na execução das obras, além dos prazos para finalização das intervenções.

A capital mineira vem sofrendo com as fortes chuvas nos últimos dias. De acordo com matérias divulgadas pela imprensa local, a Avenida Heráclito Mourão de Miranda inundou na noite desta terça-feira (14/2) após transbordamento do Córrego Ressaca, na altura do Bairro Alípio de Melo. A Defesa Civil Municipal já havia bloqueado o tráfego de veículos no local. Na Avenida do Contorno, no Barro Preto, uma árvore caiu sobre dois carros. De acordo com a Defesa Civil, as regiões Centro-Sul e Oeste de Belo Horizonte registraram, até as 20h de ontem (14/2), quase todo o acumulado de chuvas esperado para fevereiro: foram quase 170 mm até agora, o equivalente a 95% do previsto para o mês.

Visitas técnicas

Ao final da reunião, a presidente da comissão, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), disse aos integrantes que o colegiado irá se organizar para realizar visitas técnicas a estes locais. Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) informou que “as obras que estão sendo realizadas na bacia que fica na Avenida Cristiano Machado estão a todo vapor, mesmo com as chuvas deste período”. Fernanda, então, sugeriu uma visita ao local para que se possa verificar o que vem sendo feito.

Também participaram da reunião a vereadora Loíde Gonçalves (Pode) e os vereadores Marcos Crispim (PP) e Irlan Melo (Patri).

Assista a íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

16ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana