DRENAGEM URBANA

Comissão quer informações sobre chuvas da 1ª quinzena de dezembro em BH

Intenção do colegiado é entender se números estão acima da média histórica ou se enchentes e alagamentos são por falta de obras

quarta-feira, 21 Dezembro, 2022 - 11:15

Foto: Cláudio Rabelo/CMBH

Entender se os alagamentos registrados nas Avenidas Bernardo Vasconcelos e Cristiano Machado, no último dia 7 de dezembro ocorreram por chuvas históricas (acima da média) ou se o caso é a ausência de obras para o escoamento das águas pluviais. Este é o objetivo do pedido de informações que a Comissão Especial de Estudo de Drenagem Urbana aprovou na manhã desta quarta-feira (21/12) e que será enviado ao Executivo Municipal. Assinado por Fernanda Pereira Altoé (Novo), que preside o colegiado, o requerimento quer saber, entre outros pontos, se, nos últimos anos, houve alagamento nesses locais, em épocas de chuvas, com as proporções deste ano de 2022 e se as obras que estão sendo executadas pelo Município trazem soluções para as áreas alagadas. Confira o resultado final da reunião.

O pedido de informações acatado pelo colegiado é dirigido ao prefeito Fuad Noman, ao secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira e ao superintendente da Sudecap, Henrique de Castilho Marques de Sousa. Por meio do requerimento, são solicitados conclusões e relatórios de reunião realizada entre o prefeito, secretários e vereadores, no dia 8 de dezembro, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), para avaliar as ações tomadas diante da forte chuva que atingiu a cidade na noite anterior. Além disso, Fernanda Pereira Altoé quer saber quais são os outros locais da cidade nos quais foram registrados alagamento pelas últimas chuvas; quais as possíveis causas para o ocorrido; qual o valor gasto pela Prefeitura, anualmente, de 2012 a 2022, com a desobstrução de bueiros e limpeza de galerias; e se no mesmo dia 7 de dezembro foram registrados transbordamentos dos córregos que margeiam as Avenidas Vilarinho e Álvaro Camargos, em Venda Nova.

Ao debater o pedido, a parlamentar lembrou que o colegiado já dispõe de muitas informações e que logo que novos dados e esclarecimentos forem chegando será possível fazer um compilado geral. "Já estivemos na Sudecap para saber sobre todas as obras de macrodrenagem. O importante agora é trazerem estas informações pontuais para levarmos à PBH, fazermos visitas e entender se a questão agora foi mais pontual, de chuvas históricas, como aquela de janeiro de 2020, ou se está tendo impacto em função das obras ou da ausência das obras", afirmou.

Reinaldo Gomes Preto Sacolão (MDB) destacou que este período chuvoso requer mesmo atenção das autoridades e também dos vereadores, que podem contribuir levando informações que lhes chegam por meio da comunidade. Também na mesma linha, Irlan Melo (Patri) contou que sua regional, a Barreiro, está em alerta. "Graças a Deus a (Avenida) Teresa Cristina suportou, mas não porque foi feita a obra que tem que ser feita na Vila São Paulo pela Prefeitura de Contagem e pelo Governo do Estado. Acho que é muito mais em função da Bacia Olaria/Jatobá e Bacia das Indústrias que deu uma segurada ", explicou Irlan.

Além da presidente da comissão, Fernanda Pereira Altoé, participaram da reunião Bella Gonçalves (Psol), o relator Irlan Melo e o vereador Reinaldo Gomes Preto Sacolão.

Assista à íntegra da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional

15ª Reunião - Comissão Especial de Estudo - Drenagem urbana