VISITA TÉCNICA

Barranco no Bairro Jardim Alvorada coloca em risco casa vizinha

Visita tem objetivo de verificar os riscos de encosta ao lado de casa com rachaduras para a avaliação de medidas preventivas

segunda-feira, 19 Setembro, 2022 - 13:00
Foto de área residencial com muro e portão seguido de casa de dois andares, durante o dia.

Foto: Google Maps/Street View

Belo Horizonte tem locais com situação de risco que pode se agravar com a possibilidade da volta das chuvas em várias regiões da cidade. A Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realiza, nesta terça-feira (20/9), visita técnica para verificar a situação do barranco na Rua Flor da Noite, nº 82, Bairro Jardim Alvorada, na Pampulha. Solicitada pela Professora Marli (PP), a visita tem o objetivo de verificar quais medidas podem ser tomadas para evitar o desabamento do local, o que pode trazer risco de morte a vizinhos e transeuntes. 

“Neste endereço há uma encosta íngreme em risco de desabar, com riscos de acontecer mortes”, afirmou a vereadora. A assessoria da Professora Marli explica que a visita foi solicitada por moradores do bairro, que afirmam que o barranco está causando grandes rachaduras na casa vizinha e está caindo para o passeio, causando risco para as pessoas do bairro. A situação é grave e, se não forem tomadas providências, pode se agravar ainda mais quando chegar o período das chuvas. A parlamentar solicitou a presença de representante da Defesa Civil para avaliar a casa próxima. O gabinete afirma que uma chuva forte pode causar o desabamento do referido barranco e colocar carros, casa e vidas em risco. 

Os convidados sugeridos são o secretário municipal de Governo, Josué Costa Valadão; a coordenadora de atendimento Regional Pampulha, Neusa Maria da Silva Oliveira Fonseca; o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa; e o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Waldir Figueredo Vieira. 

Ocupação Terra Nossa

Em 22 de março de 2021, Professora Marli realizou visita técnica com tema similar, após o início do período das chuvas. A visita teve objetivo de verificar a situação dos cidadãos após enxurradas que colocaram algumas construções em risco de desabamento, destruíram a estrada de acesso e isolaram a comunidade da Ocupação Terra Nossa. O local visitado se situa dentro da ocupação citada, na Avenida Dartanhan, Jardim Taquaril, Região Leste de Belo Horizonte. 

Superintendência de Comunicação Institucional