VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão fiscalizar unidade de saúde, UPA e centro odontológico

Vistorias têm a finalidade de averiguar in loco as condições de funcionamento e apurar reclamações de usuários 

sexta-feira, 8 Abril, 2022 - 18:30

Foto: Marcelo Cupertino/PBH

Cumprindo sua atribuição de ouvir usuários e trabalhadores, intermediar demandas, fiscalizar e buscar melhorias dos equipamentos de saúde da cidade, a Comissão de Saúde e Saneamento realiza visitas frequentes a unidades da rede pública e privada para verificar as condições estruturais e de atendimento à população. Na terça (12/4) e na quarta-feira (13/4) da próxima semana, os parlamentares vão vistoriar o Centro de Saúde Vale do Jatobá, na Região do Barreiro, onde há denúncias de falta de médicos, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nordeste, para verificar de perto sua estrutura e funcionamento, e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO-Barreiro), para apurar reclamações sobre a ausência de funcionários e equipamentos obsoletos. As vistorias serão ser acompanhadas por usuários dos serviços e gestores municipais.

A primeira visita técnica do dia 12 de abril, requerida por Irlan Melo (PSD), será ao Centro de Saúde Vale do Jatobá, situado no bairro de mesmo nome, na Região do Barreiro, para fiscalizar as condições estruturais da unidade e averiguar reclamações sobre a falta de médicos, terá início às 10h. A secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro Duarte, e o coordenador de Atendimento da Regional Barreiro foram convidados para acompanhar os vereadores e deverão apresentar dados quantitativos sobre o quadro médico e números de atendimento diários e mensais. O ponto de encontro dos participantes é a portaria da unidade, que fica na Rua Domício Gabriel Vasconcelos, nº 100.

No mesmo dia, a partir das 13h, a comissão vai averiguar as condições estruturais e de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nordeste (foto), localizada em novo endereço, à Rua Joaquim Gouvêa, 560, no Bairro São Paulo. A fiscalização foi requerida pelo presidente da Comissão de Saúde e Saneamento, Dr. Célio Frois (Cidadania).

Atendimento odontológico

Na quarta-feira (13/4), às 10h, será a vez do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO-Barreiro), naquela regional. Na justificativa da proposição, Wilsinho da Tabu (PP) explica que a solicitação da visita técnica foi motivada por reclamações de usuários sobre a precariedade do atendimento aos cidadãos, relacionada à ausência de servidores; condições estruturais e sanitárias no local; e a necessidade de modernização dos equipamentos. Para acompanhar os vereadores, foram convidados a secretária municipal de Saúde e o usuário Vladimir Anderson.

Superintendência de Comunicação Institucional