VISITAS TÉCNICAS

Vereadores vão a quatro bairros verificar demandas de melhorias no trânsito

Solicitações populares incluem mudanças de itinerários de ônibus e de sentido de circulação, rotatória e redutores de velocidade

sexta-feira, 10 Dezembro, 2021 - 17:00
Confluência de quatro ruas, com uma moto e um carro trafegando, durante o dia.

Foto Google Maps / Street View

Mudanças de itinerários de linhas de ônibus no Bairro Casa Branca, melhorias de trânsito - como mudança no sentido de circulação e construção e rotatória - na Região de Venda Nova e a possibilidade de instalação de redutores de velocidade em ruas do Bairro Novo Lajedo e do Conjunto Jardim Filadélfia são temas de cinco visitas técnicas a serem realizadas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao longo da próxima semana (13 a 17 de dezembro).

Na terça-feira (14/10), às 9h, a pedido de Rubão (PP), será avaliada a viabilidade de adequação no itinerário das linhas de ônibus 9411, 9250, 9211 e 9214, que circulam na no Bairro Casa Branca, Região Leste de Belo Horizonte. O vereador explica que moradores do bairro pedem a revisão do trajeto das linhas devido ao aumento da população local. Várias famílias com idosos e crianças do Condomínio Parque Residencial Espanha, novo na região, têm dificuldade de acesso aos coletivos pela distância dos pontos e pela ruas íngremes existentes no local. O ponto de encontro é na Rua Antônio Rodrigues da Costa, 540, Bairro Casa Branca. Os convidados sugeridos são o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira Neto,  o diretor-presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S.A. (BHTrans), Diogo Oscar Borges Prosdocimi, e o presidente do Sindicato das Empresas de transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Joel Jorge Guedes Paschoalin. 

Fluidez e segurança

Duas visitas técnicas solicitadas por Nely Aquino (Pode) visam analisar propostas de melhorias de trânsito na Região de Venda Nova, na quarta-feira (15/12). Às 9h, está agendada a visita para verificar a possibilidade de alteração de circulação na Rua São Vicente, 15, Bairro Venda Nova, visando maior fluidez no local. Às 10h, está marcada visita para verificar a construção de uma rotatória ou outra solução técnica que melhore a circulação e aumente a segurança viária na confluência das Ruas Érico Veríssimo, Santo Antônio de Lisboa, Gonçalves e Buritis. O ponto de encontro é a Rua Érico Veríssimo, 561, Bairro São João Batista. Os dois requerimentos têm como convidados o coordenador de Atendimento Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior, o secretário municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Josué Costa Valadão, o diretor-presidente da BHTrans, Diogo Oscar Borges Prosdocimi, e a coordenadora da Comissão Regional de Transporte e Trânsito - Regional Venda Nova, Suzana Belo. 
 
Na quinta-feira (16/12), a pedido de dois vereadores, serão realizadas visitas com o objetivo de verificar a possibilidade de implementação de redutores de velocidades em ruas das Regiões Norte e Nordeste. Por solicitação de Léo (PSL), serão avaliadas condições de trafegabilidade e instalação de redutores de velocidade nas principais vias do Bairro Novo Lajedo, na Região Norte, além da proposta de transformar a Rua Progresso em uma via de mão única. O vereador acrescenta que a visita também tem o objetivo de avaliar as condições estruturais do bairro, principalmente das Ruas Progresso e Bonsucesso. A visita está marcada para as 10h, no campo localizado na Rua Progresso, próximo ao nº 10, entre as Ruas Bonsucesso e Feliz, no Bairro São João Batista. Foram convidados o coordenador de Atendimento Regional Norte, Humberto Guimarães Bernardes, o superintendente de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Henrique de Castilho Marques de Sousa, o secretário Josué Costa Valadão, e o diretor-presidente da BHTrans. 

Às 11h30, a requerimento de Professora Marli (PP), será verificada a necessidade de instalação de um redutor de velocidade na Rua Jair Gino Moreira, 32, Bairro Conjunto Jardim Filadélfia, Região Nordeste, devido ao alto índice de velocidade dos carros no local, colocando em risco os cidadãos, em especial as crianças. A visita tem os seguintes convidados: o coordenador de Atendimento Regional Noroeste, Felipe Santos Ferreira, e o diretor-presidente da BHTrans. 

Superintendência de Comunicação Institucional