TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Comissão vai fiscalizar obras de prevenção de enchentes em Venda Nova

Vereadores alegam que chegada das chuvas em BH aumenta a importância de verificar o andamento das intervenções

quinta-feira, 18 Novembro, 2021 - 17:30

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A Avenida Vilarinho, na Regional Venda Nova, é uma das áreas mais atingidas por alagamentos e inundações a cada período de chuvas, que causam prejuízos financeiros para os moradores, comerciantes e motoristas que transitam por ali e já ocasionaram, muitas vezes, a perda de vidas. Diante do atraso da conclusão das obras de prevenção prometidas pela Prefeitura, parlamentares requereram à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário a realização de visita técnica, no dia 29 de novembro, a partir das 13h30, aos locais das intervenções. Na reunião desta quinta-feira (18/11), foi acolhido pedido de informação à PBH Ativos sobre a suspensão da construção de um passeio em uma rua do Bairro Buritis em frente a um terreno público, gerenciado pela empresa. Já a BHTrans será questionada sobre a viabilidade da implantação de um recuo na calçada em frente a uma Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) situada no centro da cidade para facilitar o desembarque de alunos com deficiência.

Solicitada por Marcela Trópia (Novo), Braulio Lara (Novo) e Fernanda Pereira Altoé (Novo), a visita técnica para averiguar o andamento das obras de prevenção de inundações na Avenida Vilarinho vai vistoriar quatro intervenções da Prefeitura em Venda Nova: implantação da estrutura de captação dos escoamentos pluviais do Córrego do Vilarinho, na esquina da Av. Vilarinho com Rua Dr. Álvaro Camargos; construção de barragens no Córrego Lareira e contenção em ponto de deslizamento na Rua Bernardino Oliveira Pena, no Bairro São João Batista; Reservatório profundo Nado 1, próximo ao viaduto da Av. Dom Pedro I; e Reservatório profundo Vilarinho 2, na Av. Vilarinho. Para acompanhar a fiscalização, serão convidados representantes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel).

Braulio Lara, que é membro titular da comissão, reforçou o enquadramento do tema no escopo do colegiado e a importância dessa fiscalização, considerando que o período de chuvas já teve início em BH e que, diante de todos os encaminhamentos e andamentos anunciados durante o ano, é necessário que o Legislativo acompanhe a execução e verifique in loco a situação atual das obras.

Interrupção de obra no Buritis

O motivo da suspensão da construção de um passeio numa rua do Bairro Buritis (Região Oeste de BH), em frente a um terreno público, será questionado novamente pela comissão a pedido de Braulio Lara, que quer saber qual é o escopo da obra, por que foi interrompida sem nenhuma explicação aos moradores e qual a previsão de sua conclusão. A solicitação atende demanda recebida pela Ouvidoria da Casa e reitera questionamento anterior (460/21), recebido pela Prefeitura no dia 18 de maio. Em resposta, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) informou que, por tratar-se de terreno do Município, o fechamento do lote e a execução do passeio foram incluídos na programação. Após o início da intervenção, o órgão foi notificado pela PBH Ativos, proprietária do imóvel, o que causou paralisação. Braulio explicou aos colegas que a questão foi apresentada ao diretor-presidente da PBH Ativos em audiência da Comissão de Administração Pública, mas nunca foi respondida; além disso, a possível perda de materiais e o risco de serem arrastados pelas chuvas, agravando o assoreamento do Córrego Queimado, exige uma resposta rápida sobre a situação.

Crianças com deficiência

Outro pedido de informação aprovado, de autoria de Wilsinho da Tabu (PP), indaga a BHTrans sobre a viabilidade de implantação de um recuo no passeio da Escola de Educação Infantil (Emei) Delfim Moreira, na região central de Belo Horizonte, destinado à parada urgente de veículos que transportam estudantes com deficiência. Em visita técnica ao local no dia 10 de novembro, segundo o parlamentar, foi constatado que a largura do passeio permite algum nível de recuo, possibilitando o embarque e desembarque mais seguros e próximos da escola das crianças com dificuldade de locomoção.  Wilsinho anexou ao requerimento fotos atuais do local para facilitar o entendimento da situação e dirimir quaisquer dúvidas.

Confira aqui os documentos em pauta e o resultado completo da reunião.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Audiência pública para discutir melhorias no transito e na acessibilidade nos bairros Tirol, Conjunto Túnel do lbirité, ltaipu, Regina e Lindéia - 37ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário