EDUCAÇÃO

Condições de segurança sanitária em escolas serão vistoriadas

Visitas serão iniciadas dia 26 e irão averiguar cumprimento de protocolos de combate ao novo coronavírus em 11 unidades de ensino

quinta-feira, 21 Outubro, 2021 - 17:15

Foto: Karoline Barreto/CMBH

Visitas técnicas a escolas municipais para verificar condições de segurança sanitária no contexto de retomada das aulas presenciais com a redução do número de casos por covid-19 foram agendadas, nesta quinta-feira (21/10), pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo. As atividades de fiscalização nas unidades de ensino terão inicio no dia 26 deste mês e deverão ocorrer até 23 de novembro. Além disso, três pedidos de informação referentes a demandas populares apuradas junto à população da Regional Barreiro foram aprovados. Os requerimentos apresentam questionamentos sobre equipamentos e ações da Prefeitura nas áreas de educação infantil, cultura e esporte. Para o dia 11 de novembro, foi agendada audiência pública para tratar das possibilidades do Carnaval de 2022 em Belo Horizonte. Confira aqui o resultado completo da reunião.

Requerente de visitas técnicas da Comissão de Administração Pública que ouviram moradores do Barreiro, a maior em extensão territorial e uma das mais populosas de BH, Iza Lourença (Psol) apresentou à Comissão de Educação pedidos de informação elaborados a partir das demandas recebidas de moradores da região. À Secretária Municipal de Educação, a parlamentar solicita dados sobre o número de creches conveniadas disponíveis, não incluídas pela Prefeitura junto à lista de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) situadas na regional. Além disso, a vereadora questiona se existe algum projeto para atender crianças em tempo integral nessas unidades.

Também foi aprovado requerimento dirigido à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e à Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica solicitando informações sobre programas e projetos de esportes e lazer que atendem a Regional Barreiro. A parlamentar quer saber quais deles acontecem nas praças e parques da região e como ocorre a destinação de equipamentos públicos para as praças. Além disso, o Poder Executivo deverá informar a relação de parques existentes no Barreiro. Já em relação à cultura, a vereadora quer saber como o investimento descentralizado, que está previsto no Plano de Metas, é aplicado no Barreiro.

Carnaval 2022

Audiência pública que vai debater possibilidades para o Carnaval de 2022, em Belo Horizonte, foi agendada para o dia 11 de novembro, às 13 horas. O requerimento para realização do evento é de autoria dos vereadores Gabriel (sem partido) e Léo (PSL). Deverão participar da audiência representantes das secretarias municipais de Cultura, de Saúde e de Regulação Urbana; da Belotur; de associações e ligas carnavalescas, escolas de samba, blocos caricatos e blocos de rua.

Vistoria de escolas

As condições de funcionamento e o cumprimento eficiente dos protocolos de segurança contra covid-19 em Escolas Municipais de Ensino Fundamental e em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) vão ser averiguados in loco pela Comissão de Educação. Essa série de visitas técnicas terá início no dia 26 de outubro, às 9 horas, com a vistoria da Escola Municipal de Ensino Especial de Venda Nova; às 10 horas, a fiscalização ocorrerá na Emei Miriam Brandão, no Bairro Serra Verde; e a última unidade de ensino a ser vistoriada, no dia 26, será a Escola Municipal José Maria Alkmim, às 11 horas, também no Bairro Serra Verde.

Para o dia 9 de novembro foram agendadas três visitas técnicas: Escola Municipal Mestre Ataíde, às 9h30; EMEI Cinquentenário, às 10h30; e às 11h30, Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo. Dia 16 de novembro, às 9h30, a comissão irá vistoriar a Escola Municipal Professor Paulo Freire, no Bairro Capitão Eduardo; já às 11h30, será a vez de os vereadores fiscalizarem as condições da EMEI Maria Goretti, no bairro de mesmo nome.

A última data prevista para essas visitas técnicas é 23 de novembro, quando a EMEI Serra Verde, no bairro de mesmo nome, será vistoriada às 9h30. Na mesma data, estão previstas visitas técnicas a duas outras unidades: Escola Municipal Dora Tomich Laender, no Bairro Minas Caixa, às 10h30; e Escola Municipal Antônio Gomes Horta, também no Bairro Minas Caixa, às 11h30.

Professora Marli, requerente de todas estas visitas técnicas às escolas explica que a intenção é verificar o cumprimento dos protocolos de segurança e funcionamento dessas unidades no combate ao novo coronavírus, “assegurando a segurança sanitária dos profissionais da educação, bem como dos alunos e seus familiares".

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

34ª Reunião Ordinária: Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo