SISTEMA VIÁRIO

Criado grupo de trabalho para estudar subsídios à tarifa de transporte coletivo

Grupo é constituído em contexto de suspensão dos debates de comitê criado pela PBH e prevê participação do Executivo e da sociedade 

quinta-feira, 23 Setembro, 2021 - 17:15
Idosa entre em ônibus, durante o dia.

Foto: Karoline Barreto/CMBH

A formação de um Grupo de Trabalho (GT) para estudar a possibilidade de subsídios para a tarifa de transporte público em Belo Horizonte foi aprovada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, nesta quinta-feira (23/9). Além dos vereadores, o GT deve contar com a participação das Secretarias Municipais de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão, da BHTrans e da sociedade civil. A criação de mais essa instância de debate pela Câmara Municial ocorre no contexto de suspensão das atividades do Comitê de Repactuação do Contrato e Revisão Tarifária, instituído pela Prefeitura. Na reunião desta quinta, a comissão aprovou pedido de informação à Prefeitura, assinado por Nikolas Ferreira (PRTB), questionando a realização de levantamento sobre vias públicas pavimentadas e não asfaltadas na cidade, discriminando rua, bairro e previsão de calçamento. Confira aqui o resultado completo da reunião.  

Subsídio na tarifa

O Grupo de Trabalho formado para estudar a possibilidade de criação de subsídios para a tarifa de transporte público em Belo Horizonte foi aprovado tendo Braulio Lara (Novo) como relator. No texto do requerimento, Gabriel (sem partido) afirma que, considerando a relevância dos estudos sobre a viabilidade de incentivos financeiros que reduzam a tarifa, tornando o transporte público mais atrativo na cidade e incentivando o uso desse em detrimento do transporte individual, a criação do grupo será importante mecanismo para implementação de medidas visando à melhoria do transporte publico coletivo na capital. Ele sugere os integrantes sejam Bella Gonçalves (Psol), Braulio Lara, Wesley  (Pros) e Reinaldo Gomes (MDB), além dele mesmo e das Secretarias Municipais de Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão, BHTrans e sociedade civil. 

Braulio Lara disse que a discussão sobre como custear o transporte público é muito importante e está em paralelo com os esforços feitos na CPI da BHTrans e na Comissão Especial de Estudo - Reestruturação da BHTrans. Lara comentou que as atividades do Comitê de Repactuação do Contrato e Revisão Tarifária, criado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte com a participação de vereadores, foram suspensas pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) na última quarta-feira “de forma surpreendente”.  “Nós não podemos deixar esse assunto parar na cidade”, afirmou, parabenizando a iniciativa de Gabriel. 

Trânsito no Bairro das Indústrias e na Raja Gabaglia

No dia 18 de outubro será realizada visita técnica para verificar a viabilidade de acelerar o inicio da implementação do Projeto Operacional de Trânsito que a BHTrans informa haver para a região compreendida entre a Avenida Catulo da Paixão Cearense, 468, esquina com a Rua Marcelo Costa Tavares, no Bairro das Indústrias I. Solicitada por Irlan Melo (PSD), a visita será iniciada às 15h, na Avenida Catulo da Paixão Cearense, 468. 

No texto do requerimento, Melo informa que a referida avenida tem riscos decorrentes da declividade, falta de visibilidade e sedia constantes desrespeitos às normas de trânsito, com motoristas em alta velocidade. Estes fatos, somados à sinalização precária no local, causaram diversos acidentes, alguns com vítimas fatais. As ocorrências poderiam ser mitigadas com a implantação do Projeto Operacional de Trânsito que a BHTrans elaborou para a região. Ele sugere que sejam convidados o presidente da BHTrans, Diogo Prosdocimi, e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro, Walmir Anselmo Mattos.  

Pedido de informação à BHTrans, assinado por Iza Lourença (Psol), questiona a ocorrência de acidentes envolvendo pedestres e carros na Avenida Raja Gabaglia, em frente ao Hospital Madre Tereza. No texto do requerimento, Iza pergunta se há algum diagnóstico ou estudo técnico dos acidentes na região mencionada, quais os motivos dos acidentes recorrentes e o pode ser feito para reduzir os danos e riscos da situação narrada. 

Ciro Pereira (PTB) solicita à PBH informações a respeito do Campinho Santa Terezinha (Campo do Bombal), na Rua Marta Gonçalves Camila, no Conjunto Lagoa. O vereador questiona, no texto do requerimento, sobre a situação do local junto ao Município, visando realizações de melhorias, e quais as expectativas da Prefeitura sobre campo para a procura de parcerias.

Estiveram presentes na reunião os seguintes membros efetivos da comissão: Braulio Lara, Gilson Guimarães (Rede), Henrique Braga (PSDB) e Rogerio Alkimim (PMN).

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional