VISITA TÉCNICA

Comissão verifica nesta quarta (25/8) falta de drenagem em rua do Bairro Havaí

Visita técnica à Rua Papoula Azul será às 10h; moradores relatam prejuízos como quedas de muros, em dias de chuva forte

terça-feira, 24 Agosto, 2021 - 11:00
Rua Papoula Azul, no Bairro Havaí, que será vistoriada nesta quarta (25/8) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana

Foto: Google Maps

Com o objetivo de averiguar a aparente ineficácia do sistema de drenagem da Rua Papoula Azul, no Bairro Havaí, a Comissão de Meio Ambiente, Defesa dos Animais e Política Urbana realizará, nesta quinta-feira (25/8), às 10h, visita técnica ao local. Segundo os moradores, o problema já se arrasta há 12 anos e o risco de desabamento vem ocasionando diversos prejuízos à comunidade, principalmente em dias de chuva forte, com a destruição de muros e casas. A visita foi requerida pelo vereador Irlan Melo (PSD).

 

Conforme relata o requerente, as águas pluviais provenientes da Rua Nicolina de Lima, na Vila Ventosa, descem pela Rua Maria Camargos Diniz, sendo lançadas diretamente no barranco do final da Rua Papoula Azul, no Bairro Havaí. No referido trecho, o sistema de drenagem, que é antigo, acabou destruído por terras e entulhos que descem pelo barranco, em dias de chuva forte.

 

Problema antigo

 

Transtornos decorrentes da ausência de um sistema de drenagem eficaz já causaram diversos prejuízos aos moradores da Rua Papoula Azul, como muros derrubados e casas condenadas, em razão do risco iminente de desabamento.

 

A comunidade luta pela solução do problema desde 2009, mas, segundo moradores, a Prefeitura não se manifesta quanto a laudos apresentados pela Defesa Civil e quanto a requerimentos de parlamentares, encaminhados à mesma. O que se pretende é viabilizar a construção de contenção e drenagem das águas pluviais na Rua Nicolina de Lima, impedindo, assim, que estas desçam pela Rua Maria Camargos Diniz e sejam lançadas diretamente no barranco.

 

A visita terá como ponto de encontro a Rua Papoula Azul, 292, no Bairro Havaí.

 

Convidados

 

Foram convidados para a visita o superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Waldir Figueiredo Vieira, o coordenador de Atendimento Regional Oeste, Sylvio Ferreira Malta Neto, o diretor-presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Claudius Vinicius Leite Pereira, e o diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

 

Superintendência de Comunicação Institucional