ORDEM DO DIA

“Janeiro Verde” contra a meningite pode ser votado nesta quinta-feira

Texto foi aprovado em 1º turno sem propostas de modificação e prevê a realização de campanhas e ações educativas

quarta-feira, 11 Agosto, 2021 - 11:30

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Cerca de 135 mil pessoas perdem suas vidas a cada ano por causa da meningite. Os dados são da Organização Mundial de Saúde (OMS) que aponta que a doença tem ocorrência em todas as regiões do mundo e está relacionada a existência de aglomerados, aspectos climáticos, circulação do agente no ambiente e características socioeconômicas. De acordo com relatório da OMS, mesmo com a doença diagnosticada de forma precoce e iniciando o tratamento, entre 5% e 10% dos pacientes acabam morrendo. Sem tratamento, estes números sobem para 50%. Na expectativa de reduzir os casos, propondo ampliação do debate, do combate e da conscientização sobre a doença, o vereador Irlan Melo (PSD) apresentou o Projeto de Lei 933/2020, criando o “Janeiro Verde”. O texto estará em pauta no Plenário desta quinta-feira (12/8), a partir das 14h30, para votação em 2º turno.

A proposta foi aprovada em votação simbólica, em Plenário realizado no dia 9 de agosto, quando recebeu 36 votos favoráveis e 3 contrários, em 1º turno. Segundo Irlan Melo, a principal forma de prevenção da meningite, que afeta anualmente mais de 2,8 milhões de pessoas no mundo, se dá via vacinação. Embora afete pessoas de todas as idades, “bebês, crianças menores de cinco anos, adolescentes e idosos estão em maior risco”, alerta o vereador.

O PL 933/2020 cria o Janeiro Verde, estabelecendo que o primeiro mês do ano seja dedicado à realização de campanhas e de ações educativas para prevenção e combate à doença. O projeto também prevê a promoção de palestras, seminários e cursos sobre o tema em parceria com entidades públicas e civis do Município, além da “veiculação de campanhas de mídia e disponibilização à população de informações sobre a prevenção da meningite, que contemplem a generalidade do tema”. A ideia é atuar em parceria com hospitais, escolas, Secretaria Municipal de Saúde e os munícipes para a busca de soluções e melhoria de vida para os acometidos pela meningite.

Evolução da doença e vacinação

De acordo com a justificativa da proposta, uma a cada cinco pessoas que desenvolvem a doença vem a óbito, devido a rápida propagação. Entre os sobreviventes, de 10% a 15% ficam com sequelas, como surdez, cegueira e complicações neurológicas. A OMS explica que existem diferentes tipos de meningite, mas uma das mais perigosas e fatais é a meningite meningocócica. Ela é uma forma altamente infecciosa da bactéria da meningite e consiste em uma séria inflamação das meninges (a fina camada que circunda o cérebro e a medula espinhal). Pessoas infectadas pela bactéria Neisseria meningitidis frequentemente carregam a doença sem a manifestação dos sintomas e espalham a bactéria através da tosse e de espirros. Ambientes pequenos e superlotados aumentam o risco de disseminação da doença. Para combater a meningite no Brasil, a vacina Meningocócica ACWY foi incorporada ao calendário nacional de vacinação em 2020, com indicação para adolescentes na faixa etária de 11 a 12 anos.

Superintendência de Comunicação Institucional