SAÚDE E SANEAMENTO

Vereadores propõem visitar todos os centros de saúde de BH

Objetivo é verificar as condições de funcionamento das unidades. Cronograma será apresentado na próxima reunião

quarta-feira, 3 Fevereiro, 2021 - 16:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Conferir as condições de funcionamento de cada um dos 152 centros de saúde de Belo Horizonte. Este é o objetivo proposto em nove requerimentos aprovados na tarde desta quarta-feira (3/2) pela Comissão de Saúde e Saneamento, em sua primeira reunião ordinária, que contou com a presença dos cinco membros titulares. As visitas, pedidas pelo vereador Léo (PSL), líder de governo, serão realizadas durante todo o ano e marcadas a partir de um cronograma a ser apresentado na próxima reunião do grupo, agendada para o dia 10 de fevereiro, no Plenário Helvécio Arantes.

Segundo Léo, o objetivo é ver como está a situação em cada uma das unidades e também ouvir a comunidade local. “A ideia é que nós cinco possamos fazer as vistorias juntos, com um cronograma bem feito. Nas visitas poderemos verificar a situação dos novos postos, ouvir a comunidade e saber suas demandas e, onde ainda serão feitas obras, dar nossas sugestões”, afirmou Léo, dizendo que, caso não seja possível a visita em conjunto, será feita uma divisão entre os integrantes da comissão. Para Cláudio do Mundo Novo (PSD), a proposta é boa e deve ser bem executada. “Esta é uma pauta interessante que precisamos ver a dinâmica para realizar. É uma ideia muito válida para essa comissão”, destacou. Após as visitas serão apresentadas à comissão as informações coletadas. “É essencial depois trazer um relatório para a comissão pois os centros são a porta de atendimento à saúde na nossa cidade”, finalizou Léo.

Belo Horizonte tem atualmente 152 centros de saúde espalhados pelas nove regionais da cidade. Estes centros possuem equipes de saúde da família formadas por enfermeiro, médico, auxiliar e técnico de enfermagem, agente comunitário de saúde, dentista, auxiliar e técnico em saúde bucal. Cada equipe é responsável por um determinado número de famílias em uma área geográfica definida. Elas formam o que é conhecido como equipe de Atenção Primária à Saúde e são responsáveis por serviços como vacinação, consultas, curativos, farmácia, grupos operativos, visitas domiciliares, controle de vetores, entre outros. Em 2019, a PBH deu início às obras de reconstrução de 40 centros de saúde na cidade com investimentos que superam os R$ 215 milhões. Segundo a Prefeitura, 21 obras já foram iniciadas e três já foram entregues para a população.

Outros requerimentos

A Comissão de Saúde e Saneamento também aprovou pedido de informação, apresentado por Bella Gonçalves (Psol), à Secretaria Municipal de Saúde sobre uma possível transferência do Centro de Saúde do Bairro Mantiqueira. Com o pedido, a vereadora quer esclarecer, caso ocorra, qual o motivo da transferência, os impactos aos usuários, as melhorias para o serviço ao público, orçamento e cronograma da construção da nova sede, além da finalidade que será dada ao imóvel onde atualmente funciona o centro de saúde. Segundo o requerimento, o objetivo principal é “compreender os possíveis impactos para os usuários e trabalhadores”. 

Outro requerimento aprovado, de autoria de Ciro Pereira (PTB), pede a realização de visita técnica com o objetivo de “fiscalizar e debater sobre ausência de sistema de coleta, interceptação, tratamento e disposição adequada do esgotamento sanitário e de sistema de drenagem urbana das águas pluviais na Rua Alicedro, no Bairro Pindorama”. Segundo o vereador, a Lei 8.260, que institui a Política Municipal de Saneamento, garante a toda população, entre outras coisas, “a coleta, a interceptação, o tratamento e a disposição adequada dos esgotos sanitários, como forma de assegurar a saúde pública e a qualidade ambiental dos recursos naturais”.  A visita está marcada para o dia 16 de março, às 10h.

Ao final da reunião, os vereadores ainda aprovaram, a pedido de Léo, procedimento que estabelece que só sejam apreciados requerimentos de vereadores que não integram a comissão quando apresentados com pelo 24 horas de antecedência ao horário das reuniões ordinárias. Segundo o vereador, o objetivo é facilitar o trabalho das assessorias e dos integrantes do colegiado. A orientação foi aprovada por unanimidade.

Participaram da reunião Léo, Cláudio do Mundo Novo, José Ferreira (PP), Bim da Ambulância (PSD) e Dr. Célio Frois (Cidadania), que presidiu os trabalhos.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

1ª Reunião Ordinária - Comissão de Saúde e Saneamento