Vereadores atuam contra o avanço das drogas em BH

O crack é a droga mais usada em Belo Horizonte, segundo estatísticas da ONG Defesa Social e do Centro de Referência Estadual de Álcool em Drogas, causando um grave problema social na capital. Ciente desta situação, a Câmara Municipal lançará a Frente Parlamentar de Combate ao Crack, no dia 13 de abril, e discutirá o assunto em audiência pública, no dia 12.Na próxima quarta-feira (13), será lançada a Frente Parlamentar de Combate ao Crack, por iniciativa do vereador Hugo Thomé (PMN). O evento será em reunião especial no plenário Amynthas de Barros, às 10 horas.
A Frente Parlamentar conta com a adesão dos 41 vereadores da Casa e, a partir do lançamento, promoverá encontros, debates, simpósios, seminários, discussões e outros eventos referentes à sua temática.
“Vamos contribuir na integração das ações já existentes nos Executivos, Legislativos, entidades civis organizadas e sociedade, na luta contra essa droga [crack] que assola diversas famílias brasileiras”, declarou Hugo Thomé.
O lançamento contará com a participação de representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal e de vários segmentos da sociedade, tais como comunidades terapêuticas, forças de segurança do Estado e do Município, entidades civis e religiosas que atuam sobre o problema.
Audiência pública
A vereadora Sílvia Helena (PPS) é autora da audiência pública que vai discutir o atendimento oferecido a dependentes químicos em Belo Horizonte. De acordo com a parlamentar, o objetivo é estabelecer uma política de prevenção, tratamento e reinserção social. “Queremos valorizar as boas práticas para o enfrentamento do uso das drogas, proporcionando uma luz para as famílias que sofrem com o problema e se sentem desassistidas”, disse Sílvia Helena.
A audiência será realizada na próxima terça-feira (12), às 10h, no Plenário Camil Caram, na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Foram convidadas especialistas no assunto, autoridades, ONGs e comunidades terapêuticas.
Parlamento Jovem
Na edição de 2011, o projeto Parlamento Jovem também tem como tema a prevenção das drogas. No dia da assinatura do termo de adesão ao programa, na Câmara Municipal, o vereador Cabo Júlio falou aos diretores das escolas participantes sobre a importância de discutir o assunto com os jovens.
Vereador especialista
Durante seus mandatos de deputado federal, o vereador Elias Murad (PSDB) foi autor de diversos projetos sobre o assunto. Além do que estabeleceu a nova política de drogas para o país, que virou lei federal, o parlamentar criou legislação que restringe o uso e a propaganda comercial do tabaco, bebidas alcoólicas, medicamentos, agrotóxicos e terapias.
Murad também foi autor da emenda constitucional ao artigo 243, que dispõe sobre o confisco de bens dos traficantes, destinando seus valores aos órgãos que cuidam da prevenção e do tratamento de usuários.
Médico, farmacêutico, químico e jornalista, o professor Elias Murad dedicou sua vida à prevenção de drogas, tendo feito mais de mil palestras sobre a prevenção do uso dessas substâncias, além de escrever livros sobre o assunto e fundar a Abraço (Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas), instituição que também preside.
Para conhecer os projetos que tramitam na Casa sobre o assunto, clique aqui.
Superintendência de Comunicação Institucional.