VISITE A CÂMARA

De 1 à 3/12, Poder Legislativo é apresentado a 98 alunos Escola Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira.

Escola Vem à Câmara

Escola Vem à Câmara
A Câmara Municipal de Belo Horizonte abriu suas portas para aproximar escolas de Belo Horizonte do Legislativo Municipal. Aléxis Filgueiras, professor da Escola Estadual Juscelino Kubitschek e servidor da Escola do Legislativo - ESCLEG -, ministrou a palestra “O Estado Moderno e o Poder Legislativo”. O objetivo da palestra foi apresentar aos estudantes o papel da Câmara Municipal e as práticas parlamentares, promovendo a cidadania e despertando-os para a importância de sua participação na vida política da cidade.  

Aléxis relatou que a proposta da visita foi, imediatamente, aceita pela Diretora da Escola Estadual JK. Como servidor do Núcleo de Cidadania da Escola do Legislativo, ele considera importante que os alunos conheçam espaços públicos, como a Câmara Municipal, contribuindo, assim, para a construção de uma imagem positiva do Parlamento. “É fundamental que os alunos comecem a participar do processo eleitoral, da escolha de seus candidatos, do processo de avaliação desses candidatos, inteirando-se da política como cidadãos”, acrescentou. Após a palestra,  o professor realizou uma visita a setores e gabinetes, para apresentar a Câmara aos estudantes.

Experiência parlamentar 

No encontro, o Vereador João Bosco Rodrigues, “João da Locadora”, apresentou aos alunos suas funções na Câmara, Vereador João Boscoexplicando como se cria um projeto de lei, e como é o trabalho do vereador. “Essa visita é uma oportunidade para que os alunos exerçam a cidadania, pois, a partir do momento em que eles acompanham a vida dos parlamentares, o processo legislativo, comissões plenárias, sendo informados sobre como os projetos são aprovados, se preparam, não só para acompanhar esse processo, mas, também, para a hora que tiverem que escolher seus candidatos”, completou João Bosco. Ele falou, ainda, que é essencial para a Câmara a participação popular em projetos internos, abrindo, desta forma, mais uma porta para o povo, no Legislativo Municipal.   
{mospagebreak}

Diretora da Escola Estadual Juscelino Kubitschek 
  
Fátima Elizabeth - Diretora da Escola JKA Diretora da Escola Estadual Juscelino Kubitschek, Fátima Elizabeth Moreira Shalub, afirmou, por sua vez, que a visita é um canal a mais para o conhecimento. “Tudo aquilo o que acrescenta à vida do aluno merece nossos esforços. O jovem, de maneira geral, se interessa pouco pelas leis. Mas, em contrapartida, é nas mãos deles que está o nosso futuro”, constatou Fátima.

Alunos
 
 Márcia Gabrielle Rodrigues dos Santos, 16 anos, cursando o 1º ano, considerou a visita produtiva, não só para sua atuação na Márcia Gabrielleescola, mas para sua vida, como cidadã. “Temos que saber quais são os nossos direitos, nossos deveres, nossas escolhas, relacionando tudo isso com a nossa realidade e com a da sociedade em geral”, analisou. Márcia relatou que, na escola, só se aprende a teoria, que é o básico, mas, aliando-se a prática ao conhecimento adquirido em sala de aula, é possível, de forma crítica, mudar a visão estudantil sobre a política. “Nós não somos vereadores, mas  os elegemos, e, para que tomemos essa decisão, de forma consciente, de quatro em quatro anos, temos que conhecer, verdadeiramente, a política”. 
 
000121_1494.JPGSegundo Amanda Cristina Pereira Santos, 15 anos e que cursa o 2º ano, foi importante conhecer o Legislativo, pois começará a exercer o direito do voto nas eleições de 2010. “É fundamental  conhecer nossos direitos e deveres, buscar informações e saber a quem recorrer. Pude perceber que quando existe algum assunto de interesse da população, a Câmara se torna o principal alvo de busca desses serviços", concluiu.