VISITE A CÂMARA

Alunos do Colégio Santa Dorotéia, às vésperas das eleições e com apenas nove anos, já sabem a importância de escolher um bom candidato.

Falar de política também é coisa de criança. A coordenação pedagógica do Colégio Santa Dorotéia solicitou à Escola do Legislativo uma palestra para alunos da 3ªsérie, com idade entre nove e dez anos, com o objetivo de discutir temas como o que é política, a organização do Estado Brasileiro, o voto consciente e como escolher um bom candidato.
Falar de política também é coisa de criança. A coordenação pedagógica do Colégio Santa Dorotéia solicitou à Escola do Legislativo uma palestra para alunos da 3ªsérie, com idade entre nove e dez anos, com o objetivo de discutir temas como o que é política, a organização do Estado Brasileiro, o voto consciente e como escolher um bom candidato.


A palestra “A Câmara na Escola” foi proferida no dia 22 de setembro, por Sulavan Fornazier de Santana, servidor da ESCLEG, no Colégio Santa Dorotéia, para sete turmas, três pela manhã e quatro à tarde, em três horários: às 11:00, às 13:30 e às 15:00 horas, no Teatro do Santa Dorotéia.

As três aulas discorreram sobre o mesmo conteúdo, já abordado por Sulavan em outras palestras na Câmara e, segundo a coordenação do colégio, esse conteúdo já havia sido trabalhado em sala de aula.

Abertura 
Estimulando os alunos a desenvolverem o tema, citando exemplos do seu dia-a-dia e utilizando uma linguagem voltada para esse público, Sulavan começou a palestra perguntando aos alunos sobre as próximas eleições. Depois, comparando a necessidade de regras para o bom funcionamento da escola à necessidade de normas para a cidade e para o país, ele apresentou a elas o Estado Brasileiro e o Poder Legislativo. Ele falou dos objetivos da Escola do Legislativo: tornar o Poder Legislativo conhecido e mostrar o seu lado de dentro. E ressaltou a importância do Projeto "A Cãmara vai à Escola", indo às escolas e mostrando como funcionam os poderes, principalmente o Poder Legislativo.
 
Organização do Estado Moderno e dos Três Poderes
 
Sulavan mostrou como se organiza o Estado Moderno e os Três Poderes, ressaltando que eles devem ser autônomos. Mas, que, do ponto de vista da organização do Estado, o Poder Legislativo é o mais importante, pois é o poder responsável por fazer as leis e pela soberania popular, com a eleição de representantes. Ele apresentou os poderes federal, estadual e municipal, e a função do poder legislativo de fazer as leis e fiscalizar, mostrando os instrumentos que podem ser utilizados para isso. Informou aos alunos como surge uma lei e falou sobre a tramitação do projeto à publicação da lei. Instrumentos constitucionais de participação da sociedade, como eleições, plebiscito, referendo e iniciativa popular também foram apresentados.
 
Perguntas dos alunos
 
Ao final do encontro, foram respondidas às perguntas elaboradas anteriormente pelos alunos, dentre as quais algumas já haviam sido respondidas: o que é política; como a política faz parte do nosso dia-a-dia; como se organiza o sistema político do Brasil; ações necessárias para a escolha de um bom candidato; o que é importante observar num bom candidato; funções do prefeito e do vereador; relação entre o trabalho do prefeito e do vereador; e como o cidadão pode acompanhar o trabalho dos vereadores. Após respondidas as perguntas, Sulavan recebeu uma cartinha do alunos, em agradecimento à sua palestra.
 
Atividades em sala de aula
 
"Desde criança, a pessoa precisa pensar sua posição política, para ser autônoma e um cidadão consciente", constata Janete Lúcia de Lima Nascimento, professora de História da 3ª série do Colégio Santa Dorotéia. Segundo ela, esse trabalho foi iniciado em sala de aula com a análise da propaganda eleitoral na TV, a leitura de textos e entrevistas, atividades para discutir o assunto com a família e essa palestra. "Em sala de aula, será criado, ainda, um momento da eleição, onde os alunos poderão propor leis para melhorar o ambiente da escola", informa Janete.
 
Pequenos cidadãos 

"Achei legal. A palestra ensinou mais sobre a política e sobre o Legislativo e o Executivo." Artur Campos Sales
 
"Achei a palestra muito educativa, ensinando um pouco o que acontece em nosso país. Aprendemos muito sobre eleições, para escolhermos candidatos no futuro. Muitas vezes, a eleição é vista como uma coisa muito chata, mas ela é muito importante para a nossa cidade: votar com  consciência para um futuro melhor." Sofia Navarro
 
"Achei a palestra muito boa para a vida, para aprender a votar em outra ocasião e para saber mais como fazer as leis. Achei legal a parte da política: uns acham que o Legislativo é melhor e não é assim." Rafael Pardo
 
"Achei muito interessante. A política é uma coisa que a gente vai levar para toda a vida. Por isso, é importante aprender agora, aprender para a vida sobre voto, eleição, política, monarquia e república. Além disso, se aprendêssemos com outra pessoa e não com o Sulavan, que trabalha na Câmara, não seria tão bom; ele fez muitos comentários, sabendo explicar melhor. Ele também falou sobre os Três Poderes e já fizemos um para casa sobre isso. É muito interessante." Ana Carolina Marra de Andrade
 
"Achei muito interessante. Vamos aprender mais sobre o voto consciente para o futuro. Além disso, muitos candidatos prometem coisas que não vão cumprir lá na frente. Também foi importante conhecer os Três Poderes. E, se as pessoas quiserem ter um voto consciente, devem pesquisar o passado do candidato, porque são quatro anos; o voto é especial. Não é bom fazer uma coisa, que, quando você vê, pode ser muito ruim lá na frente. Por isso, a política é uma coisa importante: é nela que vamos gerenciar nossa vida e tudo o que os vereadores vão fazer e vão ter que cumprir. Então, temos que ter um voto consciente." Lara Guimarães Barreiro