TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Informações do Transfácil sobre cartões BHBus são recebidas pela comissão

Questões respondidas referem-se à consulta ao saldo e à data de vencimento dos créditos e sua revalidação por usuários e empresas

quinta-feira, 27 Agosto, 2020 - 17:00

Foto: Bernardo Dias/CMBH

A resposta do Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil) a pedido de informação sobre dificuldade de visualização do saldo dos cartões BHBus, disponibilizado na tela dos validadores eletrônicos dos ônibus no momento da utilização, foi recebida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na reunião ordinária desta quinta-feira (27/8). O outro ofício constante da pauta solicitou o envio de questões sobre a execução da Lei Orçamentária (LOA) 2020 e do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para inclusão no pedido de informação que será elaborado e encaminhado ao Executivo pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

As possibilidades de utilização do Aplicativo BHBus+ para consulta de saldo e data de vencimento dos cartões Vale-Transporte, carregados pelas empresas para uso dos empregados, para revalidação dos créditos diretamente pelo usuário e renovação dos créditos antes da data do vencimento também foram questionadas no Requerimento de Comissão (RC) 486/20, encaminhado ao consórcio pela Comissão no dia 9 de agosto.

No ofício, o Transfácil explica que o saldo remanescente é informado ao usuário no equipamento de bilhetagem (PDV) todas as vezes que o cartão é utilizado, juntamente com o valor da tarifa, e informa que os dados dos cartões BHBus Usuário e BHBus Vale-Transporte, referentes ao dia útil anterior, também podem ser acessados por usuários e empresas compradoras de vale-transporte por meio do aplicativo BHBUS+ e pelo site BHBUS+, respectivamente. A defasagem de um dia, segundo a entidade, deve-se a limitação sistêmica, pois os sistemas de bilhetagem disponíveis no Brasil ainda não comportam atualizações em tempo real. A validade dos créditos para os cartões da modalidade Vale-Transporte também está disponível no site para as empresas compradoras.

Quanto à possibilidade de consulta pelos usuários, o consórcio informa que, entre as melhorias a serem implantadas no aplicativo, está prevista a inclusão de funcionalidade que permita a visualização do saldo e da validade dos créditos. No tocante à revalidação dos créditos, para garantir a segurança e o controle de fraudes, o cartão deve ser apresentado fisicamente em um PDV, que efetua a gravação no chip do cartão, retira os créditos que irão vencer e registra os novos créditos com validade maior.

Execução Orçamentária

O presidente da reunião registrou ainda o recebimento de ofício solicitando a apresentação de questões pertinentes ao âmbito da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário sobre projetos estratégicos do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) 2018-2021 e execução orçamentária de metas e ações estipuladas para o exercício de 2020 na Lei de Orçamento Anual (LOA) aprovada na Câmara. As questões enviadas pelas diferentes comissões de mérito deverão ser detalhadas pelos gestores do Executivo em resposta a pedido de informação a ser elaborado posteriormente pela Comissão de Orçamento e Finanças Públicas da Casa, responsável pela apreciação de questões relativas aos gastos públicos do Município. O RC 615/20, aprovado na Comissão de Orçamento no dia 19 de agosto, concede prazo de duas semanas para o encaminhamento das questões.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário - 21ª Reunião Ordinária