VISITAS TÉCNICAS

Mais quatro regiões afetadas pelas chuvas serão vistoriadas pelas comissões

Vereadores vão ainda conferir vias públicas em diferentes regiões da cidade. Obras do Centro de Saúde Cabana também serão verificadas 

sexta-feira, 14 Fevereiro, 2020 - 11:15

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor e a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana seguem fazendo vistorias em bairros, comunidades e áreas afetadas pelas fortes chuvas que caem em Belo Horizonte. Serão quatro os bairros visitados durante a próxima semana: Jardim Alvorada, Jaqueline, Novo São Lucas e Maria Tereza. A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário também realiza uma série de visitas para verificar condições de asfaltamento, sinalização e circulação em diferentes vias da cidade no período de 17 a 21 de fevereiro.

Os trabalhos começam na terça-feira (18/2), às 14h, quando a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai à Rua Antônio Fernandes de Melo, 19, no Bairro Jardim Alvorada, localizado na Região da Pampulha. O requerimento solicitando a vistoria é de autoria dos vereadores Arnaldo Godoy (PT), Edmar Branco (Avante), Pedro Patrus (PT) e da vereadora Bella Gonçalves (Psol). Cinco pessoas morreram em desabamento de uma casa no bairro ocorrido na madrugada do dia 25 de janeiro. Das cinco vítimas, quatro eram da mesma família. Os corpos das vítimas foram encontrados pelo Corpo de Bombeiros, após quinze horas de buscas. Foram convidados para acompanhar a visita o subsecretário de Defesa Civil, Waldir Vieira, e o presidente da Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel), Cláudius Vinícius.

Na quinta-feira (20/2), às 9h, a comissão segue para o Bairro Jaqueline, localizado na Região Norte de Belo Horizonte. O ponto de encontro será na Rua Augusta Andrade Lage, 1104. O objetivo da visita é averiguar o quanto o Córrego do Toucinho foi afetado com as chuvas. O requerimento é da vereadora Bella Gonçalves e do vereador Pedro Patrus e, em seu texto, prioriza visitas em áreas periféricas, onde “os danos existenciais, sociais e econômicos gerados por esta situação têm afetado uma complexa gama de direitos e garantias fundamentais e a própria cidadania e, de maneira especial e diferenciada, os grupos sociais minoritários, dados os seus recortes de classe, gênero e raça.” Foram convidados Waldir Vieira, subsecretário de Proteção e Defesa Civil; Henrique Castilh, superintendente da Sudecap; Luciana Fonseca, da Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo; Carlos Castro, diretor-presidente da Copasa; e Humberto Bernardes, coordenador de Atendimento da Regional Norte.

Ainda na quinta-feira (20/2), às 14h, a Comissão vai ao Bairro Novo São Lucas, onde houve deslizamento de barrancos, deixando um grupo de moradores ilhados por horas após as chuvas do dia 24 de janeiro. Várias famílias ficaram desabrigadas no bairro. O ponto de encontro será Rua Teodomiro da Cruz, nº 210. O requerimento é de autoria dos vereadores Arnaldo Godoy, Edmar Branco, Pedro Partus e Bella Gonçalves. Foram convidados o presidente da Urbel e o subsecretário de Defesa Civil.

Os danos causados pelas chuvas no Bairro Maria Tereza, às margens do Ribeirão do Onça serão verificados pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana também na quinta-feira (20/2), às 9h. A solicitação é do vereador Edmar Branco. O ponto de encontro é na Igreja Batista Kairos, que fica na Avenida A, 70, e a vistoria será feita nas Ruas Quinze, da Alegria, Ayrton Senna e Oito. Foram convidados  o coordenador de Atendimento Regional Norte; o superintendente da Sudecap; Adriana Branco, secretária municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social e chefe de gabinete do prefeito; o diretor-oresidente da Urbel; Maria Caldas, secretária municipal de Política Urbana; Jefferson Vieira, morador da região, e Josué Valadão, secretário municipal de Obras e Infraestrutura.

Transporte e vias públicas

As condições de sinalização no encontro da Avenida Nélio Cerqueira com Rua Lupércio Paixão, no Bairro Tirol, serão objeto de fiscalização da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na segunda-feira (17/02), às 13h. Segundo requerimento do vereador Irlan Melo (PL), há “diversas demandas recebidas através dos munícipes para que haja a implementação de um semáforo no cruzamento das vias, visto que são corriqueiros os acidentes com vítimas no local devido a falta de sinalização e imprudência no trânsito.” Foram convidados o secretário municipal de Obras; o presidente da BHTrans, Célio Bouzada, e Walmir Mattos, coordenador de Administração da Regional Barreiro.

O vereador Irlan Melo também solicitou que sejam verificadas as condições do ponto de ônibus na Rua dos Industriários, 405 no Bairro das Indústrias. Segundo o requerimento, a “visita técnica se justifica pela existência de diversas demandas recebidas através dos munícipes, os quais alegam que o ponto de ônibus não possui abrigo para atender os usuários deixando os mesmos expostos ao sol e a chuva, além de não possuir assentos para uma maior comodidade.” A visita está marcada também para segunda-feira (17/2), às 17h. Foram convidados o secretário municipal de Obras e Infraestrutura; o diretor-presidente da BHTrans e o coordenador de Atendimento Regional Barreiro.

Na terça-feira (18/2), às 9h30, a Comissão vai verificar as condições estruturais e de sinalização da Rua Três Fazendas, no Bairro Betânia. O encontro está marcado para o número 242 da via. Moradores solicitam que a rua seja recapeada, transformada em mão única e que seja implementado um redutor de velocidade, “visto que é corriqueira a ocorrência de acidentes no local devido à falta de sinalização e imprudência no trânsito.” O autor do requerimento, vereador Irlan Melo, solicitou a presença de Sylvio Malta, administrador da Regional Oeste; BHTrans e Sudecap.

A Comissão vai ainda, na terça-feira (18/2), às 10h30, à Rua Eli Seabra Filho, 100, Bairro Buritis. O objetivo é verificar a possibilidade de transformar a via, em trecho compreendido entre as Ruas Henrique Badaró Portugal e Maria Heilbuth Surette, em mão única, a fim de que haja melhoria no fluxo de veículos. O requerimento é de autoria do vereador Professor Juliano Lopes (PTC). Foram convidados Regional Oeste e BHTrans.

Os moradores da Rua Henrique Badaró, no Bairro Palmeiras, recebem a visita da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário na quinta-feira (20/2), às 10h. O encontro está marcado para o número 215 da via, esquina com Rua Francisca Braga. A visita tem como objetivo vistoriar as condições da rua e do córrego que passa no local. Segundo moradores, há sinais de “desgaste asfáltico e má conservação, gerando riscos para quem trafega.” A visita foi solicitada pelo vereador Irlan Melo.

Outras comissões

O vereador Irlan Melo solicitou ainda outras três visitas técnicas. No dia 18/2, às 11h, a visita será da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, que irá verificar as condições de acessibilidade das obras realizadas no Centro de Saúde Cabana, que fica na Rua Centro Social, 536, Bairro Cabana. Às 15h, do mesmo dia, será a vez da Comissão de Saúde e Saneamento vistoriar as condições da Rua Jorge Fonte Boa, 11, Bairro Havaí. Segundo os moradores, “um córrego percorre o local e este se divide entre águas limpas, pluviais, e águas advindas do esgoto, e, ao que tudo indica, em determinado ponto essas águas se encontram e as águas limpas são contaminadas.”

Já no dia 20/2, às 14h, é a vez da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana vistoriar as condições da Rua Ipanema, próximo ao número 11, no Bairro Jardim do Vale. A vistoria tem como objetivo verificar a limpeza, a abertura da via e a possibilidade de instalação de um “Ponto Limpo” no local. Foram convidados para acompanhar os trabalhos Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Regional Barreiro e Superintendência de Limpeza Urbana (SLU).

Superintendência de Comunicação Institucional