CÓRREGO DO CERCADINHO

Comissão apura que obras de contenção de águas pluviais estão em fase licitação

Após as obras, será avaliada a possibilidade de abertura da via e de reconstrução de uma passarela sobre o córrego

sexta-feira, 8 Novembro, 2019 - 14:45

Foto: Divulgação / CMBH

Ao vistoriar o Córrego do Cercadinho, na Rua Orquídeas, esquina com Rua das Espatódias, no Bairro Betânia, Região Oeste da capital, nesta sexta-feira (8/11), a Comissão de Saúde e Saneamento apurou junto à Sudecap e à Regional Oeste que estão em fase de licitação as obras contenção das águas pluviais. Após a realização das obras, será avaliada a possibilidade de abertura da referida via e, em seguida, de reconstrução de uma passarela sobre o córrego. Segundo os moradores, há mais de quarenta anos, em época de chuvas, o córrego transborda, causando inundações.  

Conforme informou o gerente de Manutenção da Regional Oeste / Sudecap, Maurício Fonseca Brandão, as obras de contenção estão em processo de licitação por meio de pregão e quando o processo for concluído, as obras poderão ser iniciadas. A intenção da Sudecap é iniciar a obra logo que possível, em função das chuvas. De acordo com Brandão, a obra pode executada a curto prazo, com a construção de um gabião em toda a margem do córrego. Devido ao risco, explicou que é preciso que se executem primeiramente as obras de contenção, antes de se dar início às de pavimentação da via e de reconstrução da passarela, a ser utilizada por crianças que estudam em uma escola nas imediações. Vale salientar que está prevista no escopo do pregão somente a estrutura de contenção, não a reconstrução da passarela.

Captação de recursos

Segundo Carlota Alves, da Diretoria de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (SMOB), a secretaria está fazendo a captação de recursos somente para a elaboração do projeto, não para a obra. Na oportunidade, ela disse a Copasa informou que após a conclusão das obras de contenção, será feito um estudo para impedir o lançamento de esgoto no córrego, com a instalação de uma elevatória, ou de um interceptor na tubulação em um dos trechos.

A Prefeitura informou na visita que já foi feita, também, uma sondagem no local, constatando-se que devido à ausência de um meio-fio na via e de uma rede de drenagem no córrego, com lançamento de esgoto no meio da encosta, agravou-se o problema da erosão. Assim, ações paliativas foram adotadas no início deste ano, buscando minimizar o problema. De acordo com o coordenador da Regional Oeste, Sylvio Malta, com o projeto pronto, recursos disponíveis e as obras em fase licitação, a previsão é que dentro de um ano, poderá se ter uma nova visão do local.

Encaminhamentos

Conforme relatou o vereador Irlan Melo (PL), que requereu a visita, foram feitas, anteriormente, várias visitas à Rua das Orquídeas, no Córrego do Cercadinho, entre 2018 e 2019, a fim de avaliar as condições de contenção da via, mas que é preciso resolver definitivamente o problema. “Já encaminhamos ofícios para todos os órgãos competentes, para solucionar, primeiramente, a questão da contenção, em seguida, da abertura da via e por fim, da reconstrução da passarela”, informou.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica - Verificar as condições de contenção das águas pluviais na Rua Orquídeas, esquina com Rua Espatódias - Comissão de Saúde e Saneamento