POEINT BARREIRO

Escola Municipal de Educação Integrada tem proposta pedagógica inspiradora

O projeto é único na rede de ensino em BH e atende alunos e comunidade

terça-feira, 24 Setembro, 2019 - 20:15
Foto: Divulgação / CMBH

Duas alunas - Nina (14 anos) e Gabi (13 anos) - da Escola Municipal Polo de Educação Integrada (Poeint Barreiro), no Barreiro de Cima, guiaram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo em visita técnica realizada nesta terça-feira (24/09), solicitada pela vereadora Cida Falabella (Psol). As jovens apresentaram o espaço físico da escola, que foge aos padrões, enquanto a direção da instituição falou sobre o projeto pedagógico, que propõe uma nova experiência inovadora na perspectiva de Educação Integral.

A proposta pedagógica é de uma escola de educação integrada e não uma escola só de tempo integral. Segundo a vice-diretora, Shirlei Lopes, atualmente é a única experiência na rede municipal de Belo Horizonte de escola em tempo integral no ensino fundamental. É uma proposta ainda em construção, que misturou várias experiências públicas e pessoais e tem como princípio a colaboração e visa  a formação integral dos estudantes . “Queremos que seja um espaço inspirador para outras escolas em Belo Horizonte. Sei que replicar é difícil, pois as variáveis regionais são diferentes, mas podemos ser uma referência”, concluiu. 

Espaço físico e organização

A organização e a arquitetura do Poeint Barreiro fogem aos padrões da maioria das escolas municipais da Capital. Está localizada em amplo espaço de 45 mil m², com quadras esportivas; campo de futebol; salas de reuniões e de oficinas de artes, comunicação, informática e cantina. A escola tem 10 turmas de ensino fundamental, com treze professores e 169 alunos em tempo integral, oito turmas para educação de jovens e adultos (EJA) com nove professores e 165 alunos e a jornada ampliada com oficinas de artes e esportes, com 24 educadores e 960 alunos.  A jornada ampliada, além dos alunos matriculados na escola, atende também oito escolas integradas da Região do Barreiro. O ensino fundamental funciona das 8h às 17h e são servidas três refeições: o almoço e dois lanches, um de manhã e outro à tarde. O Poeint Barreiro começou suas atividades em agosto de 2012.

O diretor da escola, Luiz Henrique Borges de Oliveira, informou que o espaço físico é cessão do governo do Estado e que periodicamente é preciso ser renovado. “Isso faz a gente ficar inseguro. O sonho da vez é lutar para conseguir um termo de cessão definitivo”.  Ele sugeriu que esta é uma luta que a Câmara pode ajudar.   

Programas comunitários

É ampla a integração do Poeint Barreiro com a comunidade da região e faz parte dos objetivos da escola. Atualmente funcionam vários programas de ações comunitárias: Escola Aberta, Escola nas Férias, Música no Poeint, Centro de Memória do Barreiro, Biblioteca Escolar e Comunitária, Academia Comunitária e Mostra de Economia Solidária, que funciona dois sábados por mês nas dependências da escola. A proposta é abrir cada vez mais espaço para a comunidade.

A vereadora Cida Falabella disse que vai estudar formas de a Câmara de BH participar nos encaminhamentos de demandas que ajudem a consolidar , cada vez mais, as propostas do Poeint Barreiro.

Também participaram da visita Valdete Barbosa, da equipe pedagógica da Diretoria de Educação da Regional Barreiro, e o diretor administrativo da Regional, Rogério Costa.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica - Conhecer o espaço físico e o projeto pedagógico da Escola Municipal do Polo de Educação Integrada - POINT Barreiro.  Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo