AUDIÊNCIA PÚBLICA

Centro de Convivência São Paulo divide espaço com escola municipal interditada

Instalações são usadas por pacientes da saúde mental e alunos da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo

quarta-feira, 25 Setembro, 2019 - 11:15

Foto: Andréa Moreira/PBH

Desde abril desse ano, o Centro de Convivência São Paulo, que atende pacientes da saúde mental, está dividindo seu espaço com os alunos da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo, interditada em função de problemas estruturais. A convivência da comunidade escolar com os internos em tratamento tem sido questionada por pais de alunos, assim como o improviso em relação ao uso das instalações. Por outro lado, os pacientes também passam por limitações, sobretudo em relação à circulação dentro da unidade. A situação será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, nesta quinta-feira (26/9), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, a requerimento do vereador Pedro Patrus (PT). 

De acordo o vereador, a mudança aconteceu após a interdição da unidade de educação, que precisou passar por reformas. Entretanto, ainda segundo o parlamentar, tanto a comunidade escolar (pais, professores e diretores), quanto a direção do Centro de Convivência estão sem informações sobre a duração e a situação das obras na escola municipal. 

Os Centros de Convivência são equipamentos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária. Ao todo, são nove unidades - uma em cada regional da cidade, que ofertam oficinas de música, teatro, pintura, marcenaria, costura e várias outras, assim como passeios, idas ao cinema e festas para pacientes da saúde mental.

Convidados

Entre os convidados para participar da audiência estão representantes da Secretaria Municipal de Educação; da Secretaria Municipal de Saúde; da Secretária Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; da Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG); do Fórum Mineiro de Saúde Mental; da Coordenadoria da 25ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação/ (MPMG); da Escola Municipal Francisco Bressane de Azevedo; do Centro de Convivência São Paulo e da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de BH/ (MPMG).

Superintendência de Comunicação Institucional