SISTEMA VIÁRIO

Solução à vista para o trânsito na interseção de duas avenidas no Santa Mônica

Presidente da Câmara de Belo Horizonte visitou o local e pediu a colaboração da comunidade na fiscalização de intervenções urbanas

quinta-feira, 11 Julho, 2019 - 18:00

Foto: Bernardo Dias / CMBH

A instalação de semáforos, para veículos e pedestres, e a possibilidade de alteração na circulação viária é a mais provável solução para resolver os problemas de trânsito no encontro da Avenida Deputado Anuar Menhem com a Avenida Doutor Álvaro Camargos, no Bairro Santa Mônica, na divisa das Regiões Venda Nova e Pampulha. Por solicitação da presidenta da Câmara de BH, vereadora Nely Aquino (PRTB), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou visita técnica ao local nesta quinta-feira (11/07), para conhecer a demanda da população e verificar com a BHTrans o que poderia ser feito.   

A BHTrans analisou os movimentos e fluxos na interseção das avenidas. Duas possibilidades foram levantadas: uma com semáforo controlando veículos e pedestres; e a outra uma rotatória com semáforo controlando o fluxo de pedestres. As propostas ainda serão estudadas. Segundo a analista de transporte e trânsito da BHTrans, Maria das Graças Silveira, já foi feita a vistoria para a elaboração do projeto operacional. “Estes são projetos para pequenas intervenções e que podem ser feitos pela Regional”, explicou. 

Entidades da região estão também empenhadas  ara que o problema seja resolvido o mais rápido possível. Uma delas é a “Redevizinhos”, coordenada pelo estudante de engenharia Ricardo Costa, que atua principalmente no Facebook. Segundo ele, o propósito principal do trabalho  é “apresentar o que tem no bairro, para o bairro”. Também tem participação ativa na região a Associação do Conjunto Helena Antipoff, uma rede de vizinhos que congrega 290 residências e é coordenada pela servidora municipal aposentada, Jussara Cacique.

Nely Aquino destacou a importância da atuação da comunidade para fiscalizar e sugerir soluções para problemas locais. “Construir juntos é a melhor solução e a mais eficaz”, enfatizou. A presidenta da CMBH disse também que já  foi dado “o primeiro passo” para solucionar o problema do trânsito na interseção das avenidas e que “a pressão popular fortalece a fiscalização”.

Participaram também da visita o coordenador da Regional Venda Nova, Humberto Pereira de Abreu Júnior, o assessor da presidência da BHTrans, Marcos Vinícios e o gerente da BHTrans de Venda Nova, Rodrigo Sandro.  

Superintendência de Comunicação Institucional 
Visita técnica para verificar as condições para instalação de semáforo no Bairro Santa Mônica - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário