ACESSO AO BARREIRO

Moradores do Novo das Indústrias pedem alterações no trânsito para reduzir trajeto

Foi proposta possibilidade de conversão à esquerda na Av. Joaquim de Oliveira, em direção à Via do Minério

quarta-feira, 3 Julho, 2019 - 15:45
Vereadores Hélio da Farmácia, Wesley Autoescola e Irlan Melo, e Anderson Leal (gerente da BHTrans das regionais Barreiro e Oeste), em visita técnica à Avenida Joaquim de Oliveira, Bairro Novo das Indústrias

Foto: Divulgação / CMBH

Abertura do canteiro central para realizar conversão à esquerda na Avenida Joaquim de Oliveira, no Bairro Novo das Indústrias, em direção à Avenida Waldyr Soeiro Enrich, conhecida como Via do Minério, foi a proposta dos moradores para reduzir o percurso rumo à Região do Barreiro. A demanda foi apresentada em visita técnica da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário ao local, nesta quarta-feira (3/7). A comissão encaminhará ofício à BHTrans para a realização de estudo de impacto e viabilidade, que será apresentado, posteriormente, à Câmara Municipal e à comunidade.

Conforme explicou o gerente da BHTrans das Regionais Barreiro e Oeste, Anderson Leal, para realizar a conversão à esquerda para o acesso ao Barreiro, será preciso criar mais um tempo semafórico. Hoje, o semáforo é de três tempos e a criação de mais um estágio obrigaria motoristas que percorrem a Via do Minério a aguardar mais esse tempo. Também criaria-se um conflito na descida da Joaquim de Oliveira, pois os veículos teriam que permanecer parados na via, com declividade acentuada, esperando o semáforo. Além disso, segundo Leal, está prevista a construção de um condomínio logístico da Vallourec na região, o que irá aumentar o fluxo de veículos e o número caminhões que vêm do Anel Rodoviário. Contudo, ele afirmou que a solicitação será avaliada e que será elaborado estudo técnico, que apontará o custo-benefício da mudança.

Pontos observados

Como morador do bairro, o vereador Irlan Melo (PR), que esteve presente na visita, manifestou-se contrário à alteração, pois considera que a mesma irá aumentar o risco de acidentes no local, em função da alta velocidade com que os veículos descem a Avenida Joaquim de Oliveira.  

Em contrapartida, para o vereador Wesley Autoescola (PRP), muitos motoristas da região seguem em direção ao Barreiro e têm que pegar a pista da direita para fazer o retorno, a aproximadamente 500 metros; por isso está sendo solicitada a mudança. Ele considera que a mesma não provocará acidentes e que não serão necessárias grandes intervenções para implantá-la.  

O vereador Hélio da Farmácia (PHS) informou, por sua vez, que a comissão encaminhará solicitação à BHTrans, para que seja elaborado o referido estudo de impacto, que será apresentado, posteriormente, à comunidade.

Requerida pelos vereadores Hélio da Farmácia, Wesley Autoescola e Pedrão do Depósito (PPS), a visita contou também com a presença da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

Superintendência de Comunicação Institucional

Visita técnica para verificar a possibilidade de adequação da interseção da Avenida Waldyr Soeiro Enrich (Via do Minério) - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário