DEMANDAS NO BARREIRO

Erosão e acúmulo de lixo preocupam moradores do Bairro Independência

Insegurança e mato alto também afligem a população local, que reivindica a construção de um escadão

quinta-feira, 21 Fevereiro, 2019 - 15:15

Foto: Carlos Freitas / CMBH

Erosão, rede de esgoto descoberta, mato alto, acúmulo de lixo e falta de segurança compõem a lista de problemas enfrentados pelos moradores da Rua Geraldo Costa, no Bairro Independência, Região do Barreiro. A solução reivindicada pelos moradores viria com a construção de uma escada ligando a referida via à Rua 10. Todos esses problemas enfrentados por quem mora na área foram objeto de atenção da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, nesta quinta-feira (21/2), durante visita técnica requerida pelo vereador Juliano Lopes (PTC) ao local. Durante a vistoria, realizada em conjunto com moradores, PBH, Sudecap e Copasa, o parlamentar disse considerar que a situação vivida pela comunidade é “absurda”, mas salientou que confia que o prefeito Alexandre Kalil (PHS) terá a sensibilidade necessária para garantir a execução das intervenções de engenharia reivindicadas.

O aposentado José Maria Gonçalves chegou a realizar obras com recursos próprios em área pública da Rua Geraldo Costa para minimizar o problema da erosão e permitir que o carro de seu filho entre na garagem localizada na via. José Maria entende, no entanto, que os problemas que afligem moradores somente serão efetivamente solucionados quando a Prefeitura executar obras que incluam a construção de um escadão no local.

Edneia Lopes da Silva, moradora da Rua Geraldo Costa, afirmou que a falta de estrutura da via - que está parcialmente tomada pela terra, pelo mato alto e pela erosão - funciona como um estímulo para o uso da área como local para lançamentos irregulares de lixo, entulho e animais mortos. Além dos problemas sanitários que o acúmulo de material descartado traz de modo direto para cada um dos moradores da rua, há, ainda, os impactos negativos ocasionados ao córrego que passa na Rua 10, logo abaixo da Rua Geraldo Costa. Em épocas de chuva, os rejeitos correm para o córrego, contribuindo para o processo de poluição do corpo d’água.

Outro problema vivido pelos moradores em decorrência da falta de estrutura da via é a insegurança. O morador Flaviano Pereira da Silva conta que costuma sair para o trabalho por volta das três horas da manhã, horário em que, por vezes, encontrou carros sendo abandonados em situação suspeita e pessoas usando drogas. Ele acredita que a situação seria diferente caso parte da rua não estivesse tomada pela terra, pelo mato e em processo de erosão. Flaviano descreve a situação da via como de “abandono” e cobra, assim como outros moradores, a adoção de medidas pelo Executivo que garantam a construção de um escadão ligando a Rua Geraldo Costa à Rua 10, pondo fim ao processo de erosão, que inclusive já deixou parte da rede de esgotamento sanitário descoberta.

O processo de erosão de parte da rua também faz com que moradores temam a possibilidade de desabamento de residências. O temor de quem mora na área aumenta em época de chuva, quando o risco de erosão se amplia. O desgaste do solo na Rua Geraldo Costa é evidente para quem vai ao local, e pode ser percebido tanto por quem vê a rede de esgotamento sanitário descoberta, bem como por aqueles que detêm sua atenção aos sedimentos que, com as chuvas, escorrem para o córrego na Rua 10.

Execução de obras

A Prefeitura afirma que a solução para o local passa pela construção de um escadão ligando a Rua Geraldo Costa à Rua 10. Estudos para viabilizar as obras devem ser realizados pelo Município, mas a PBH diz que ainda não é possível estipular prazo para o início das intervenções. A Copasa, que também participou da visita técnica, afirmou que irá ajustar a rede de esgoto quando da realização das intervenções, de modo a permitir que os problemas que afligem os moradores sejam resolvidos.

O vereador Juliano Lopes afirmou que irá apresentar indicação à Prefeitura, por meio da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, pedindo a execução de obras no local. O parlamentar disse acreditar que o prefeito Alexandre Kalil terá a sensibilidade necessária para viabilizar a solução pleiteada pelos moradores e assegurar a construção do escadão. Lopes também salientou que quem mora na Rua Geraldo Costa paga IPTU e tem o direito de ver o problema resolvido.

Ainda durante a visita, o vereador solicitou aos moradores que entrem em contato com o atendimento telefônico da PBH (156) para denunciar o descarte ilegal de lixo no local, de modo a que o Executivo seja instado a tomar providências. Juliano Lopes salientou também que, com a ocorrência da visita técnica, a Prefeitura está oficialmente ciente dos problemas enfrentados pela população local, sendo ela a responsável por solucionar a situação. Lopes afirmou que irá acompanhar o processo de tomada de ações necessárias para que as reivindicações dos moradores sejam atendidas.

Superintendência de Comunicação institucional

Visita técnica para verificar a situação da Rua Geraldo Costa, no Bairro Independência - Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana