TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Visitas técnicas vão avaliar soluções para insegurança no trânsito

Ações ocorrerão em diferentes partes da cidade e devem ser acompanhadas por representantes da BHTrans 

quinta-feira, 25 Outubro, 2018 - 19:00
35ª reunião ordinária da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, no dia 25 de outubro de 2018

Foto: Ernandes/Câmara de BH

Palco de muitos acidentes, um cruzamento existente na Av. Carlos Luz, próximo à portaria da UFMG, será verificado de perto pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. A visita técnica, requerida nesta quinta-feira (25/10), será complementada por um questionamento formal ao órgão responsável sobre as possibilidades de adequação da sinalização no local. A verificação de problemas viários nos bairros Buritis e Pindorama e um Pedido de Informação sobre a acessibilidade de pedestres no Bairro Betânia também foram aprovados. PL que propõe a criação de novas rotas de táxi lotação foi baixado em diligência, e a apresentação do relatório da auditoria feita na BHTrans foi anunciada durante a reunião.

Com aprovação unânime de todos os colegas, foi acolhido o requerimento do integrante da comissão Fernando Luiz (PSB), que solicita a realização de uma visita técnica ao ponto de interseção entre a Avenida Carlos Luz e a Rua José Vieira de Mendonça, próximo à Usiminas e à entrada da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde um cruzamento perigoso e mal sinalizado já provocou a ocorrência de inúmeras colisões, algumas bastante graves, envolvendo veículos que tentam atravessar a avenida. De acordo com o vereador, o problema estaria sendo causado pelo posicionamento e funcionamento equivocados dos semáforos instalados no local, demandando a realização urgente dos ajustes necessários.

Além da vistoria a ser feita no local na próxima segunda-feira (29/10) a partir das 11h, que deverá ser acompanhada pelo presidente da Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), o vereador vai encaminhar Pedido de Informação ao órgão solicitando os dados estatísticos sobre os acidentes e questionando a existência de estudo ou parecer técnico em relação à sinalização das referidas vias.

Relatório da auditoria

Aproveitando a referência à BHTrans, o vereador Carlos Henrique (PMN) anunciou a ocorrência de uma reunião no Centro de Operações da Prefeitura (COP) nesta sexta-feira (26/10), às 9h30, na qual será apresentado o relatório da auditoria realizada na empresa. O presidente Jair Di Gregório (PP) afirmou que todos os membros da comissão deverão  comparecer ao encontro.

Pindorama e Buritis

Outras duas visitas técnicas para verificar problemas viários nas regiões Nordeste e Oeste da capital também foram aprovadas na comissão. Acolhendo requerimento de Rafael Martins (MDB), no dia 7 de novembro, às 9h, a comissão vai verificar in loco a situação da Rua Eli Pinheiro, esquina com Cássio Magalhães, no bairro Pindorama. De acordo com o requerente, a via é muito estreita e existe uma curva fechada no local, por onde trafegam ônibus da linha 4802, aumentando os riscos de acidentes e atropelamentos. Na sequência, por solicitação de Irlan Melo (PR), os vereadores irão ao Bairro Buritis averiguar as condições de trânsito na Rua Juruena, esquina com Rua José Hemetério Andrade, onde o fluxo de veículos é muito intenso e precisa ser aprimorado.

As verificações, que serão acompanhadas por representantes da BHTrans e das respectivas Coordenadorias de Administração Regional, têm o objetivo de ouvir os moradores e usuários das referidas vias e provocar a tomada de medidas urgentes pelo Executivo em relação aos problemas apontados.

Acessibilidade no Betânia

A dificuldade de visualização e acessibilidade na travessia de pedestres a Rua Canoas, no Bairro Betânia, motivou o encaminhamento de Pedido de Informação à BHTrans questionando a possibilidade de implantação de sinalização sonora e luminosa em dois pontos da via. Mencionando a visita técnica realizada ao local, o requerente Irlan Melo afirma que a via possui cruzamentos e recebe um intenso fluxo de veículos, tornando necessária a adequação da calçada e o rebaixamento do meio-fio para aumentar a segurança e facilitar a mobilidade autônoma de cadeirantes e pessoas com deficiência visual.

A implantação dos equipamentos, segundo o parlamentar, já está prevista na lei federal que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência. Importante salientar, ainda, que o local foi objeto de uma visita técnica em 04/10.

Táxi-lotação

Foi baixado em diligência pelo relator o PL 639/18 de Cláudio Duarte (PSL), que propõe a criação de novos itinerários para o serviço de táxi lotação, a ser prestado de segunda a sexta-feira das 6h às 19h. Atualmente, o serviço cobre apenas a Avenida Afonso Pena e parte da Avenida do Contorno.  O pedido de informação, direcionado à Secretaria Municipal Serviços Urbanos e à BHTrans, visa a apurar qual o tipo de público atendido nas rotas existentes, o número de  veículos credenciados pela para a prestação do de serviço e os possíveis impactos negativos nas vias e nos horários propostos.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

 

37ª Reunião Ordinária - Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário