BIOMETRIA

Faça seu cadastro no posto do TRE da Câmara a partir de novembro

O registro biométrico exige apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de endereço

quarta-feira, 10 Outubro, 2018 - 13:15
Cadastramento biométrico, serviço prestado pelo posto do TRE, no Núcleo de Cidadania da Câmara

Foto: Karol Barreto / CMBH

Ao final do pleito deste ano para a presidência da República, Assembleias Legislativas dos Estados e Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal), a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio do posto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), no Núcleo de Cidadania da Câmara, iniciará, no dia 5 de novembro, o prazo para que belo-horizontinos que ainda não possuam o cadastro biométrico façam sua biometria. Como o sistema pode tornar-se obrigatório nas próximas eleições para a Prefeitura, o TRE recomenda que o cidadão procure em breve o posto da CMBH. Com início só no próximo mês, procedimento não é valido para o 2º turno das eleições 2018. 

Segundo Mauro Anderson de Oliveira Felipe, chefe do Núcleo de Cidadania da Câmara, é de fundamental importância que todos os eleitores façam seu cadastro, evitando, assim, que quando o sistema tornar-se obrigatório, surjam tumultos, filas e demora no atendimento, como ocorreu em abril deste ano, quando foi iniciado o cadastramento. Conforme relata o servidor, neste ano, foram feitos na mais de 8 mil cadastros biométricos na Câmara. 

Documentos necessários

Para fazer o cadastro biométrico, é necessário apresentar documento de identificação original com foto e comprovante de endereço. Se o título estiver sendo emitido pela primeira vez, homens maiores de 18 anos devem levar também o comprovante de quitação com o serviço militar.

Vale ressaltar que a Câmara Municipal atende somente pessoas de Belo Horizonte, com título emitido na capital e não em outros municípios. Entretanto, caso a pessoa resida em outra cidade e queira transferir seu título para BH, poderá fazer a transferência no posto da CMBH.

Conforme informou Luciana Batista, funcionária do TRE, o prazo de duração do cadastramento biométrico é indeterminado. Para tirar dúvidas ou para outras informações, basta ligar para o disque-eleitor, pelo número 148, ou acessar o site do TRE: www.tre.mg.jus.br.

Superintendência de Comunicação Institucional