PRESTAÇÃO DE CONTAS DO SUS

Segundo PBH, 21,95% do orçamento foi aplicado em saúde no 2º quadrimestre

Percentual é superior ao do mesmo período do ano passado, que havia ficado em 19,15% do orçamento do Município

quarta-feira, 26 Setembro, 2018 - 19:30

Foto: Karoline Barreto / CMBH

A prestação de contas do SUS-BH referente ao período de maio a agosto deste ano foi feita pela Prefeitura, nesta quarta-feira (26/9), à Comissão de Saúde e Saneamento. De acordo com a PBH, o percentual de aplicação de recursos na saúde, no 2º quadrimestre do ano, foi de 21,95% do orçamento ante 19,15% relativo ao mesmo período do ano passado. O abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde também aumentou em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 81,20% para 89,78% a disponibilidade destes insumos.

Diariamente, a Rede SUS-BH prestou, no 2º quadrimestre deste ano, 11.650 atendimentos nos centros de saúde, 4.100 nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e realizou 400 cirurgias eletivas hospitalares e ambulatoriais. Além disso, ela foi responsável por realizar 700 internações e 5 mil consultas especializadas diariamente.

Em relação às visitas domiciliares do SUS-BH no período de maio a agosto deste ano, 922 mil delas foram realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde e 940 mil pela Estratégia de Saúde da Família (ESF). Atualmente, 81,23% da cidade está coberta pela Estratégia de Saúde da Família, enquanto que, no quadrimestre anterior, este número estava em 80,38%. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, a meta da PBH é que a cobertura se estenda a 84% da população, uma vez que há áreas na capital com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito alto e que, portanto, não necessitariam ser atendidas pelo programa. Esse seria o caso, segundo o secretário, de bairros como Belvedere e Lourdes.

Saúde bucal

A Rede SUS-BH forneceu 2.114 próteses dentárias no 2º quadrimestre deste ano ante 1.592 nos primeiros quatro meses de 2018. Além disso, de maio a agosto deste ano, 47.610 pessoas tiveram acesso à sua primeira consulta odontológica. Já o número de tratamentos odontológicos completados subiu de 28.871 no 1º quadrimestre de 2018 para 31.603 no 2º quadrimestre deste ano. O levantamento de necessidades em saúde bucal também aumentou de maio a junho deste ano quando comparado ao quadrimestre anterior: foram 194.930 levantamentos realizados ante 163.897 executados de janeiro a abril deste ano. Entre as ações na área de saúde bucal destacadas pela PBH, está a compra de 217 novas cadeiras odontológicas, que serão distribuídas nas nove regionais até o início de outubro.

Zika, Dengue e Chikungunya

Em 2018, foram confirmados apenas 3 casos de Zika em Belo Horizonte. Além disso, houve 20 casos autóctones, isto é, contraídos na capital mineira, de Chikungunya confirmados este ano. Já os casos confirmados de dengue em residentes de Belo Horizonte tiveram uma queda relevante após o surto percebido em 2016. Além disso, entre as ações de rotina para o controle do Aedes aegypti, no 2º semestre, houve a instalação de 28.790 ovitrampas, a realização de 87.753 pesquisas larvárias e de 1.435.713 tratamentos. A Prefeitura destacou, ainda, a capacitação de 80 monitores do Programa Saúde na Escola (PSE) para atuar na prevenção à dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Estrutura física

Entre equipamentos de saúde, a Rede SUS-BH conta com 4 Centros de Especialidades Odontológicas, 152 Centros de Saúde, 13 Centros de Atenção Psicossocial, 29 hospitais entre próprios e contratualizados, 9 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e 15 Unidades de Apoio Diagnóstico. Em sua prestação e contas, a Prefeitura destacou que os Centros de Saúde Serra Verde e Dom Orione ganharam novas sedes e o Centro de Saúde da Pedreira Prado Lopes recebeu obras de reforma e ampliação. Já o Centro de Saúde Cafezal está temporariamente fechado para obras.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.

 

Audiência Pública com a finalidade de prestar contas do 2º Quadrimestre de 2018 relativo aos recursos do SUS no Município de Belo Horizonte- 31ª Reunião Ordinária- Comissão de Saúde e Saneamento