SUS EM BH

Infraestrutura é o principal problema do Centro de Saúde São Jorge

Em visita tecnica, Comissão de Saúde verificou que demanda extrapola a capacidade instalada de atendimento

terça-feira, 4 Setembro, 2018 - 17:15

Foto: Taís Alves

Infraestrutura precária e insuficiente foi o principal problema encontrado pelo vereador Irlan Melo (PR) ao visitar o Centro de Saúde São Jorge, nesta terça-feira (4/9). A visita integra uma série de vistorias feitas por vereadores, no âmbito da Comissão de Saúde e Saneamento, à rede de atenção do SUS em Belo Horizonte. Na unidade em questão, localizada na Rua Garret, 45, no Bairro Nova Granada, o problema mais urgente encontrado foi a danificação do toldo de entrada. Com a chegada das chuvas, a questão é emergencial, pois ali se aglomeram muitas pessoas à espera de atendimento. Mas o centro também apresenta dificuldades mais graves, principalmente a falta de espaço físico. 

“Estou muito impressionado com a falta de estrutura deste posto de saúde. Ele é muito restrito tanto para o trabalho das pessoas, quanto para a demanda que existe na comunidade. Basicamente, nosso objetivo é fazer com que a população seja bem atendida, e vamos continuar cobrando para que isso aconteça”, afirmou o parlamentar.

Segundo a gerente da unidade, Joana D’Arc Andrade de Araújo, o Centro de Saúde São Jorge conta com quatro equipes de saúde da família, três clínicos, dois ginecologistas, dois pediatras, um psiquiatra, dois psicólogos, duas assistentes sociais, 16 agentes comunitários de saúde, três dentistas, uma técnica de saúde bucal, duas auxiliares de consultório dentário, duas auxiliares de limpeza e dois funcionários administrativos, além dos profissionais do setor de Zoonoses. Uma equipe completa, para a gerente (com exceção da falta de um pediatra), mas insuficiente para atender as quase 45 mil pessoas moradoras da área de abrangência da unidade, que compreende grande parte do Aglomerado do Morro das Pedras e os bairros Barroca, Grajaú, Gutierrez, Nova Granada, parte do Alto Barroca e do Prado. Uma área “maior do que a grande maioria dos municípios de Minas Gerais”, como frisou a gerente da unidade. 

Entretanto, não é possível aumentar a equipe, por falta de espaço e infraestrutura. Até a sala da gerência foi dividida e transformada em dois consultórios. “Aqui não comporta nem estrutura humana. Nós temos que ‘ir na causa’, e a causa é a construção de um outro centro de saúde e, posteriormente, a reconstrução deste aqui”, apontou Joana D'Arc. Ela também apontou má ventilação e luminosidade precária no local.

Revitalização e construção

Ainda de acordo com a gestora, uma revitalização do centro está prevista para as próximas semanas, e há previsão para a construção de duas novas unidades. A implantação do Centro de Saúde São Jorge 2 foi aprovada no Orçamento Participativo de 2009, e a área já está destinada (localizada na Rua Vereda do Paraíso, entre as ruas Cachoeira de Minas e Marcelo Araújo Braga, no mesmo bairro). A ideia é dividir a demanda entre os dois postos. Além disso, está prevista a reconstrução do Centro de Saúde São Jorge em terreno da PBH localizado na Rua Marechal Jofre, próximo ao Centro de Vivência Agroecológica (Cevae), também no Bairro Nova Granada. Entretanto, o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta, não soube informar quando e com quais recursos essas unidades serão construídas.

Outros problemas encontrados pelo vereador Irlan Melo no centro visitado foram mais pontuais: falta de alguns insumos para o consultório de Odontologia, necessidade de porteiro e guarda municipal e excesso de barulho vindo da Escola Municipal Hugo Werneck, vizinha ao centro.

Superintendência de Comunicação Institucional

Em atendimento às restrições previstas na legislação eleitoral, os conteúdos noticiosos publicados neste portal e nas redes sociais da Câmara de BH deixarão de mencionar nomes de vereadores que disputarão cargos na próxima eleição. As limitações ocorrerão no período de 7 de julho a 7 de outubro de 2018.