CRAS COQUEIRAL

Usuários reivindicam ampliação do espaço e manutenção do elevador

Já o atendimento e os programas sociais, focados na inserção social e cidadã, foram elogiados pelos parlamentares

quarta-feira, 18 Julho, 2018 - 14:15

Foto: Gabinete vereador Carlos Henrique

Responsável pela integração de famílias e indivíduos nas atividades de prevenção à vulnerabilidade e aos riscos sociais, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Coqueiral, localizado na Região Noroeste da capital, foi vistoriado pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, na manhã desta quarta-feira (18/7). Requerente da atividade, o vereador Carlos Henrique (PMN) ouviu as demandas dos usuários, que reivindicam a ampliação do espaço físico e a manutenção do elevador, inoperante há pelo menos seis meses. Cientes da importância da unidade para promover a inclusão social, representantes do Executivo informaram que vão registrar as demandas e incluí-las dentre as melhorias necessárias e emergenciais para o pleno funcionamento do equipamento.

O Cras é uma unidade pública descentralizada responsável pela organização e oferta de serviços de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas). Composto por uma equipe multidisciplinar, dentre eles assistentes sociais e psicólogos, além de apoiadores nas áreas administrativa e operacional que atuam junto às famílias, nas suas mais diversas necessidades, o equipamento prioriza a inserção social e cidadã dos indivíduos através dos vínculos familiares e sociais.

Estrutura

O Cras Coqueiral possui três pavimentos compostos por salas de informática, de reunião e de oficinas diversas, instalações sanitárias e espaço para a prática de atividades físicas, que funcionam como ponto de apoio e acolhimento para as famílias que são atendidas por políticas públicas setoriais como assistência social, esporte e lazer, saúde, entre outros.

Representante da Comissão Local de Assistência Social do Bairro Pindorama, Alexandre Folco explica que as limitações estruturais da unidade têm impossibilitado a ampliação do atendimento, diante de um quadro de aumento da procura. “Atualmente três mil famílias são cadastradas na unidade e a tendência desse número é aumentar, na medida em que os moradores da região venham a conhecer os serviços oferecidos”, disse Oliveira.

Outro problema apontado pela comunidade é com relação ao elevador que constantemente apresenta defeitos, o que impede a utilização dos espaços da unidade, principalmente pelos usuários idosos, como é o caso da academia, localizada no terceiro andar.

Coordenador de atendimento da Regional Noroeste, Saulo Queiroz informou que os serviços de manutenção e reparo do elevador do Cras Coqueiral já foram solicitados, e que a previsão para o retorno do funcionamento é de cerca de 60 dias. Ainda de acordo com Queiroz, está sendo desenvolvida, junto aos equipamentos públicos do município, uma pesquisa avaliativa sobre as demandas e a qualidade dos serviços prestados, com vistas a buscar as melhorias necessárias.

Referência em assistência

Durante a visita, várias usuárias da terceira idade relataram sobre as dificuldades que encontravam para se relacionar com as pessoas e, só depois que começaram a frequentar o grupo de idosos no CRAS, passaram a ter novos amigos, sair do isolamento e diminuir o uso de medicamentos, com significativa melhora dos problemas de saúde.

Ao final da atividade, o vereador Carlos Henrique elogiou o trabalho desenvolvido pela equipe e reconheceu que os serviços oferecidos pelo Cras Coqueiral trazem um benefício enorme para a região, na medida em que buscam fortalecer a função de proteção às famílias, promovendo o acesso aos direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários. O parlamentar ainda informou que vai acompanhar a intervenção das melhorias necessárias ao bom funcionamento da unidade, conforme demanda da comunidade.

Superintendência de Comunicação institucional

As reportagens publicadas neste portal no intervalo do dia 7 de julho a 7 de outubro de 2018 sofrerão restrições  em função da legislação eleitoral.