AUDIÊNCIA PÚBLICA

Denúncias sobre carência de insumos no Julia Kubitschek preocupam vereadores

Pedido de esclarecimentos sobre a real situação do hospital será encaminhado aos órgãos responsáveis

quinta-feira, 12 Julho, 2018 - 14:15
Foto: Bernardo Dias

A falta de medicamentos e de materiais hospitalares básicos, como luvas de procedimento e fitas de esterilização, e a ausência de investimento no Hospital Julia Kubitschek, situado na Regional Barreiro, foi o foco da audiência pública realizada nesta quinta-feira (12/7) pela Comissão de Saúde e Saneamento. A preocupação dos parlamentares é que a unidade estadual, referência no tratamento de tuberculose, tenha seu funcionamento comprometido por conta de sua condição deficitária.

Convidado para participar da reunião, o diretor do Hospital Julia Kubitschek Antônio Carlos Cioffi não compareceu para prestar os esclarecimentos solicitados sobre a situação do espaço. Também não estiveram presentes à audiência as autoridades municipais convidadas. Membro da Comissão de Saúde, o vereador Hélio da Farmácia (PHS) lamentou a ausência de representantes do Julia Kubitschek e ressaltou que, durante visita técnica realizada pela Comissão ao hospital, foram confirmadas as deficiências de insumos e detectadas obras inacabadas e salas de atendimento paralisadas.   

De acordo com a representante do Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais, Neuza Freitas, a situação da falta de materiais e de investimento no hospital já é antiga, e não há informação oficial sobre o possível fechamento da unidade. Ao contrário, ela trouxe notícias sobre a liberação de cerca de R$7 milhões pela Caixa Econômica Federal para investimento no hospital. ​

Diante da ausência de representantes da direção do Hospital que pudessem repassar dados institucionais sobre a real situação da unidade de saúde, o vereador Pedrão do Depósito (PPS), ao final do encontro, afirmou que será encaminhado pedido de informação à Secretaria Estadual de Saúde e à Fhemig sobre as denúncias recentes das más condições de funcionamento do Hospital Julia Kubitschek, e que depois disso a Comissão poderá se orientar melhor sobre como dar andamento ao assunto no âmbito do Legislativo.

Superintendência de Comunicação Institucional

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

4ª Reunião Extraordinária - Audiência pública para discutir sobre a possibilidade de fechamento do Hospital Júlia Kubtschek, na região do Barreiro - Comissão de Saúde e Saneamento