SANEAMENTO BÁSICO

Vereadores cobram projeto para captação de água pluvial no Bairro Araguaia

Na Rua Nascimento, moradores relatam que os problemas de escoamento dificultam a vazão das águas da chuva e de uso doméstico

quarta-feira, 13 Junho, 2018 - 14:45
Vereador Cláudo Duarte e representantes da Copasa, em visita técnica à Rua Nascimento, Bairro Araguaia, Região do Barreiro

Marcelo Caciano

Após encaminhamento de ofícios à Prefeitura e a realização de duas visitas técnicas à Rua Nascimento, no Bairro Araguaia, a Comissão de Saúde e Saneamento realizou, nesta quarta-feira (13/6), nova vistoria ao local, onde constatou de perto que as chuvas e até mesmo o lançamento das águas utilizadas para limpeza residencial  provocam o alagamento  de trechos da via.  Na visita, a Copasa afirmou que o problema não é de sua competência, pois, aparentemente, a via possui rede coletora e não apresenta esgoto a céu aberto. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) garantiu, por sua vez, que irá verificar as solicitações feitas anteriormente e que irá apresentar um projeto, com propostas para a captação da água pluvial, ressaltando que a rua é plana, o que dificulta o escoamento.

“Toda a água proveniente de ruas acima da Rua Nascimento descem para a via e quando chove, a rua via um rio. Quando os carros passam, jogam lama em quem encontra-se na rua”, relataram os moradores.

Segundo a Copasa, o problema da região não estaria ligado a deficiências no sistema de seneanento e esgoto, mas derivaria de limitações na rede pluvial. De acordo com a servidora Rejane Siqueira, do Departamento de Gestão de Águas Urbanas da Secretaria de Obras e Infraestrutura, a rua é plana, o que favorece o acúmulo de água. A situação demandaria, segundo ela, a realização de estudos para que sejam avaliados o tipo de intervenção mais adequados no local. 

Encaminhamentos 

Conforme relatou o vereador Hélio da Farmácia (PHS), a Comissão encaminhou ofícios à Sudecap em janeiro do ano passado e em abril deste ano. “A situação se arrasta há mais de dez anos”, destacou.

Para o vereador Cláudio Duarte (PSL), que requereu a visita, a Sudecap tem que fazer a captação da água pluvial da Rua Nascimento, pois nem a água das chuvas, nem a água lançada pela comunidade têm por onde escoar. Ele solicitou que a Sudecap, juntamente à Copasa, avalie se as pessoas estão despejando a água na rua de forma irregular, para que seja, posteriormente, elaborado um projeto. “Em seguida, agendaremos uma reunião com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, para cobrarmos uma solução definitiva para o problema”, completou.

A visita também contou com a presença de representares da Administração Regional Barreiro.

Superintendência de Comunicação Institucional