VISITA TÉCNICA

Impactos de obra de hospital na Serra do Curral serão averiguados na terça (12/6)

Objetivo é apurar denúncias de irregularidades no empreendimento, implantado em área tombada

sexta-feira, 8 Junho, 2018 - 20:15
Instituto Oftalmol[ógico da Fundação Hilton Rocha, no Bairro Mangabeiras, dará lugar a hospital oncológico

Foto: Oncomed-BH

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana fará visita técnica nesta terça-feira (12/6) às obras do hospital oncológico do grupo Oncomed, que está sendo construído na encosta da Serra do Curral, na Região Centro-Sul da capital. Encaminhada após debate público sobre o tema, a atividade visa a apurar denúncias de moradores e entidades que apontam o descumprimento de normas urbanísticas e ambientais e pelo empreendimento e temem seus impactos sobre a qualidade de vida e o equilíbrio ecológico da região. Representantes do poder público e da empresa responsável são aguardados para acompanhar a vistoria, que terá início às 10h na Av. José do Patrocínio Pontes, 1355, Bairro Mangabeiras.

Requerente da visita técnica e coautor da audiência pública que debateu a construção do hospital na encosta da Serra do Curral, o vereador Osvaldo Lopes (PHS) explica que verificação in loco das intervenções foi um dos encaminhamentos extraídos da audiência pública que debateu no último dia 22 de maio os impactos do empreendimento, situado em área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A vista técnica tem o objetivo de fiscalizar o andamento e apurar a suposta extrapolação do projeto original e descumprimento das normas ambientais e urbanísticas que protegem a região, denunciados por moradores e entidades de defesa do meio ambiente.

De acordo com as denúncias dos moradores da vizinhança, a área era ocupada, anteriormente, pela Clínica Oftalmológica e Centro de Pesquisas da Fundação Hilton Rocha, erguida há quase 40 anos após autorização especial obtida pelo fundador. Diferentemente do que havia sido anunciado, porém, a obra que está sendo executada não se trata de uma simples reforma; segundo eles, o antigo prédio estaria sendo demolido para dar lugar a um grande hospital, e a área ocupada passará de 21.115 m2 para 39.500 m2. Além dos prejuízos à flora e à fauna do local, que funciona como um corredor ecológico entre três importantes áreas de preservação ambiental, eles temem os impactos da circulação de pessoas e veículos e da geração de resíduos gerados por esse tipo de empreendimento.

Além de averiguar os possíveis desrespeitos à legislação e a ameaça ambiental apontadas pelos críticos do empreendimento, o vereador afirmou que a verificação in loco também permitirá a obtenção de informações junto à empresa responsável e facilitará a análise das documentações referentes ao licenciamento e ao projeto, cujas cópias serão solicitadas aos órgãos pertinentes.

Participantes

Para acompanhar a verificação e ouvir a comunidade, foram convidados os secretarias municipais de Meio Ambiente e de Obras e Infraestrutura, Mário Werneck Neto e Josué Costa Valadão; o sócio do grupo Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásticas, Roberto Porto Fonseca; o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Mangabeiras, Rodrigo Marcos Bedran; e os vereadores Jorge Santos (PRB) e Gilson Reis (PCdoB), que participaram da audiência pública e vêm acompanhando a mobilização em torno da questão. A atividade é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional