CENTROS DE SAÚDE

Centro de Saúde Vila Imperial é bem avaliado em visita técnica

Estrutura física, disponibilidade de recursos humanos e de insumos são adequados para o atendimento da demanda local

sexta-feira, 15 Junho, 2018 - 14:15
Vereador Irlan Melo, Régis de Pádua Santos (gerente do Centro de Saúde Vila Imperial) e Sylvio Malta (coordenador da Administração Regional Oeste), em visita técnica ao Centro de Saúde Vila Imperial, Bairro Madre Gertrudes (Região Oeste)

Foto: Taís Alves

Dando continuidade à série de visita técnicas que vem realizando a centros de saúde de Belo Horizonte, a Comissão de Saúde e Saneamente da Câmara compareceu, nesta sexta-feira (15/6), à unidade Vila Imperial, situada no Bairro Maria Gertrudes, na região Oeste. Requerente da atividade, o vereador Irlan Melo (PP) avaliou positivamente a estrutura e o atendimento, destacando que o posto seria um dos mais bem estruturados entre aqueles por ele visitados na regional.  Entre os pontos positivos, foram apontadas a adequada disponibilidade de recursos humanos e de insumos, como medicamentos, além dos aspectos físicos da edificação. Como melhorias ainda necessárias,foram percebidas a necessidade de reformas pontais contra infiltrações e de instalação de ar-condicionado nos consultórios odontológicos.

Com 10,2 mil usuários e totalizando cerca de 250 atendimentos por dia, o Centro de Saúde Vila Imperial possui 3 equipes do Programa Saúde da Família (PSF), 1 equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), 12 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 5 agentes de combate a endemias (ACEs).  A equipe de apoio é composta por 2 clinicos, 1 ginecologista, 1 pediatra e 1 psiquiatra. Na Odontologia, o posto conta com 2 equipes de saúde bucal e 1 dentista de apoio. Todas as equipes estão completas. Quanto à estrutura física, a unidade possui 10 consultórios de atendimento. No que se refere ao suprimento de medicamentos, a distribuição gira em torno de 96%, ou seja, praticamente não faltam medicamentos.

Na oportunidade, foram constatados somente alguns problemas pontuais, como pouca ventilação nos consultórios odontológicos e falta de lençóis de papel.

Encaminhamento

Segundo o gerente do Centro de Saúde Vila Imperial, Régis de Pádua Santos, o posto apresenta uma boa estrutura física, necessitando somente de revitalização.  O coordenador da Administração Regional Oeste, Sylvio Malta, também elogiou a estrutura, considerando o centro de saúde muito bem planejado.

Perspectiva semelhante foi apresentada pelo vereador Irlan Melo (PR), que classificou a unidade como uma das melhores entre aquelas por ele visitadas na região, sobretudo em função da disponibilidade de equipe, da estrutura e do espaço físico. O parlamentar salientou que a unidade necessitaria apenas de reparos pontuais, como obras para corrigir problemas de infiltração. Também apontou a necessidade de instalação de um sistema de ar condicionado nos consultórios odontológicos, onde falta, ainda, um compressor. “De maneira geral, achei muito produtiva a visita. Os medicamentos estão em dia, as equipes completas e o local adequado ao número de usuários”, concluiu.

Superintendência de Comunicação Institucional