CONJUNTO BETÂNIA

Unidade de saúde foi avaliada como referência em estrutura e atendimento

Em visita técnica, Comissão constatou apenas a necessidade de reparos pontuaias e de incremeno na disponibilidade insumos odontológicos

quarta-feira, 4 Abril, 2018 - 13:30
Vereador Irlan Melo e gerente do Centro de Saúde Conjunto Betânia, Vitória Maria Borges Ladeira, em visita técnica à unidade
Foto: Karol Barreto / CMBH

Equipes completas, oferta satisfatória de medicamentos, atendimento de qualidade e boa estrutura física, necessitando somente de manutenção e insumos para a Odontologia. Essas foram as condições encontradas pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica ao Centro de Saúde Conjunto Betânia, Região Oeste, nesta quarta-feira (4/4). Considerando a unidade uma referência em relação às demais já vistoriadas, a Comissão encaminhará as demandas apresentadas à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Governo.

Com cerca de 9,5 mil usuários cadastrados e atendendo em média 100 pessoas por dia, o posto foi construído há dez anos e conta, atualmente, com 3 equipes de Programa Saúde da Família (PSF) completas, incluindo 3 médicos generalistas,3 enfermeiras e 6 auxiliares de enfermagem. A equipe de apoio conta com clínica médica, homeopatia, pediatria, ginecologia, assistência social e psicologia. O Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) também está completo, incluindo psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, nutricionista e fisioterapeuta. A unidade possui, ainda, 12 agentes comunitários de saúde (ACSs) e 5 agentes de combate a endemias (ACEs). A equipe da Odontologia possui 1 equipe de PSF e 1 equipe de apoio.  A estrutura conta com 10 consultórios, sendo 4 com banheiro.

Academia da Cidade

Em uma das salas, funciona a Academia da Cidade, construída em parceria com uma empresa, por meio de compensação com a Prefeitura. A academia da Cidade será transferida para um terreno ao lado, destinado para este fim e obtido por meio de Orçamento Participativo. O projeto para a construção do novo espaço está pronto e já foi apresentado à comunidade.

Referência

Para o vereador Irlan Melo (PR), que requereu a visita, dentre os postos de saúde vistoriados em Belo Horizonte, o Centro de Saúde Conjunto Betânia é um modelo para os demais. Apresentando estrutura física satisfatória, o posto necessita somente de pequenos reparos. A unidade comporta o número de usuários, que não enfrentam filas. As equipes estão completas e não faltam medicamentos. “Solicitaremos à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Governo manutenção para o posto, insumos para a Odontologia e lençóis de papel e de pano, problema recorrente em todos os postos”, concluiu.

Telecentro

Será inaugurado, no dia 28/4, às 14h, um Telecentro, que oferecerá aulas de Informática para jovens e idosos da comunidade. No Telecentro, serão disponiblizados 11 computadores para este fim. Em comodato com a prefeitura, o espaço abrigava, anteriormente, o centro de saúde e pertence à associação de bairro. Os cursos serão ministrados por monitores, em parceria com a Prodabel. Na visita, o único problema constatado foi a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência no local.

A Comissão foi recebida pela gerente do Centro de Saúde Conjunto Betânia, Vitória Maria Borges Ladeira, e estiveram presentes na visita representantes do Conselho Distrital de Saúde e da Coordenação de Administração Municipal Regional Oeste.

Superintendência de Comunicação Institucional

[flickr-photoset:id=72157689509027170,size=s]